Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Um dos questionamentos é a alteração na idade mínima de contribuição

Um dos questionamentos é a alteração na idade mínima de contribuição Foto: Clayton Cristus

Foto: Clayton Cristus Um dos questionamentos é a alteração na idade mínima de contribuição Um dos questionamentos é a alteração na idade mínima de contribuição

O deputado Paulo Mourão (PT) usou a tribuna na sessão desta quarta-feira, 26, para reforçar a importância da discussão sobre as mudanças propostas pelo Governo Federal sobre o regime previdenciário. Nesse sentido, o Legislativo estadual realizará hoje a partir das 14 horas uma audiência pública no Plenarinho da Casa. Representantes de sindicatos e de entidades trabalhistas, do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) do Tocantins e do Instituto de Gestão Previdenciária (Igeprev) devem participar do evento proposto pelo deputado Zé Roberto (PT).

Os principais pontos a serem discutidos são a alteração na idade mínima de contribuição e mudanças nas regras do cálculo de valores das aposentadorias. Para Mourão, as alterações devem ser bem analisadas para não penalizar os trabalhadores. “Antes de retirar direitos trabalhistas é preciso cobrar dívidas dos Bancos e grandes empresas, maiores devedores da Previdência. O governo quer fazer manobras para beneficiar os Bancos e forçar os brasileiros a recorrerem ao sistema de Previdência Privada”, frisou o parlamentar.

Mourão também destacou a pressão popular como principal fator para conter as mudanças injustas. “A população precisa se manifestar contra os abusos políticos e assegurar mudanças que valorizem o trabalhador”.