Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O Sesc Amazônia das Artes, maior projeto de difusão cultural da Amazônia Legal, começa nesta quarta-feira, dia 3 de maio, em Palmas/TO. A abertura oficial será com o grupo tocantinense “3 Matutos e 1 Arigó”, que apresentará o show instrumental de mesmo nome, no Teatro Sesc Palmas no Centro de Atividades da 502 Norte. A entrada será gratuita para comerciários e para os usuários terá os valores de R$ 2,00 e R$ 1,00 meia. A programação segue até o dia 15 de maio e pode ser acessada no link http://bit.ly/2nIXmDq

Único representante do Tocantins no projeto, a banda 3 Matutos e 1 Arigó percorrerá todo o circuito do Sesc Amazônia das Artes, a saber: Sesc Maranhão – no dia 6 de maio; Sesc Pará – dia 8 de maio; Sesc Acre – dia 10 de maio; Sesc Roraima – dia 4 de julho; Sesc Piauí – dia 6 de julho; Sesc Amazonas –  apresentação e oficina de troca de experiências intitulada "Conexão" nos dias 8, 9, e 10 de agosto; Sesc Mato Grosso – dia 12 de agosto; Sesc Rondônia – dia 22 de setembro; e Sesc Amapá –dia 24 de setembro.

A Banda 3 Matutos e 1 Arigó é formada pelos músicos Samuel Teixeira Oliveira – bateria; Osias Fernandes de Oliveira – baixo; Michel Assunção Rodrigues – guitarra; e Paulo Tarcisio de Souza Vaz – teclados. O objetivo do grupo é divulgar as expressões musicais do Norte e do Nordeste, aliadas ao jazz, de uma forma alegre e criativa, bem característica destas regiões brasileiras. O repertório do show vai constar das músicas: “Sede do boi”; “Matuto e a ema”; “Baião caverna”; “Maxixe nas arábias”; “Orós é xique”; “Três mais um”; “Um xote pra Idemar”; “Suco de Maracujá”; “Dublê de americano”; “Simplicidade”, todas de Osias Fernandes e Renato Moreira, e “Matuto é tu”, de Renato Moreira.

Iniciada em 2010 tendo à frente um dos mais renomados contrabaixistas do Tocantins, Osias Fernandes, popularmente conhecido como “Ceará”, em 2011 a banda emplacou no Edital Dalva Braga de Música, do Governo do Estado, a proposta de gravação do primeiro CD. O projeto ganhou em primeiro lugar no edital, acontecimento que oficializou o trabalho e lançou “3 Matutos e 1 Arigó”, um trabalho instrumental aclamado pela qualidade e originalidade. Ao unir ritmos populares como forró, baião, maxixe, xote com a linguagem do jazz, o grupo conseguiu conquistar o público e crescer na cena instrumental dentro e fora do Tocantins.

O Sesc Amazônia das Artes – que tem formato de mostra de estímulo e difusão da cultura amazônica – visa promover a circulação da produção cultural da região Amazônica, formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, tendo o Piauí como convidado em virtude de sua proximidade geográfica e identificação com o cenário sociocultural. A sua programação irá constar de apresentações de música, cinema, teatro, dança, circo, literatura, artes visuais, intervenção urbana e ações formativas, a exemplo de oficinas. Serão 12 dias de atrações para o tocantinense conhecer a arte e cultura de vários estados.

Desde sua criação, a coordenação do projeto é alternada entre os Departamentos Regionais do Sesc nos estados participantes. Tocantins (2008), Pará (2009), Amapá (2010), Mato Grosso (2011), Acre (2012), Piauí (2013), Maranhão (2014), Roraima (2015), Amazonas (2016) e, neste ano, novamente a coordenação geral é do Departamento Regional do Sesc Tocantins.