Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Jairo Mariano, acompanhado do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e demais representantes das entidades estaduais participaram nesta quarta-feira, 03, de reunião com o presidente Michel Temer, no Palácio do Planalto. A reunião teve como objetivo levar até o chefe de Estado o convite para participar e debater a pauta municipalista durante a abertura da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.

Jairo Mariano, que no ato representou todos os municípios da região norte do Brasil, destacou que na reunião os líderes políticos abordaram assuntos que são cruciais para o desenvolvimento dos municípios brasileiros. Um deles trata do parcelamento das dívidas dos Municípios. “Solicitamos ao presidente Temer 1% da receita corrente líquida, liberando a multa, cobrando a metade dos juros e dando um prazo de 240 meses para os Municípios”, detalhou.

O presidente da ATM, lembrou que outra solicitação importante feita ao presidente, foi o pedido de derrubada do veto ao projeto que descentraliza a arrecadação do Imposto sobre Serviços (ISS) incidente sobre os serviços de administração de cartões de leasing e planos de saúde para onde são realizadas as operações.

Os municipalistas entregaram ainda ao presidente um ofício com as pautas prioritárias dos Municípios. O documento elenca todas essas reivindicações e outras como às ações Diretas de Inconstitucionalidade que promovem a descentralização na distribuição das receitas de royalties do petróleo. “O presidente demonstrou ter conhecimento sobre as pautas apresentadas, e interesse em dar andamento as nossas solicitações”, concluiu Jairo.

Reunião com o Secretario de Governo

Antes do encontro com o presidente Michel temer os representantes do movimento municipalista participou de encontro com o chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, Antônio Imbassahy. No ato o presidente da CNM e os presidentes das entidades estaduais também entregaram a pauta prioritária dos Municípios ao ministro e fez o convite para que ele participe da Marcha.