Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Guimarães Rosa

Um homem que desde criança lamenta a estranha partida do pai. Um espetáculo contado através de um monólogo que resgata a brasilidade, o sertanejo, o regionalismo e a cultura popular. Tudo isso está na peça ‘A Terceira Margem do Rio: a de Dentro’, que tem apresentação em Palmas nesta próxima sexta-feira, 12, no Teatro Fernanda Montenegro.

Baseado na obra de Guimarães Rosa, a montagem é da Companhia “Letras de Rosa” do Rio de Janeiro (RJ). A atração traz elementos de um conto extraído do livro “Primeiras Estórias” do escritor mineiro e é interpretado no palco pelo ator Renato TouzPin.

A narrativa detalha as especificidades geográficas, ecológicas e sociais componentes de nossas raízes, ao identificar particularidades e riquezas das manifestações artísticas regionais e nacionais.

Em cartaz há sete anos, o premiado espetáculo carioca traz uma sonoplastia ao vivo e traduz a alma mineira e sertaneja. Na peça, o público se deleita com cada palavra e gesto do texto de um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos.

A companhia foi criada por três amigos que, partindo de um desejo de fazer teatro e da paixão pela obra do escritor João Guimarães Rosa, em junho de 2016, se unem com o objetivo de realizar experimentações na interface dramaturgia-musicalidade, contida nos célebres contos do autor, propondo uma teatralidade que dialogue com a grande literatura brasileira.

“Este experimento cênico-literário tem como ideia principal expor aspectos poéticos da identidade do povo brasileiro a partir do afetuoso olhar local-universal de Guimarães Rosa, e, com isso, contribuir para a integração sociocultural de diferentes grupos de espectadores. O presente projeto propõe um mergulho artístico no inconsciente, no desconhecido, na loucura e na solidão, trazendo à tona anseios e sentimentos velados, questionamentos, reconhecimento de si, sonhos, encantamento, liberdade. Seu diferencial é a metamorfose da força e beleza das palavras de Rosa em gesto, movimento, corpo, voz, ação e poesia cênica e a transposição da alta literatura brasileira em cena acessível ao espectador de teatro”, explica Renato.

De acordo com o ator e diretor, a realização do projeto é inspirada pelo desejo de lançar um olhar sobre o humano contemporâneo que, em um mundo em constante transformação, coloca-se entre margens, como as de rios simbólicos.  Neste processo, percebe-se ante questionamentos fundamentais: quem sou eu? De onde vim e para onde vou?

“Inquietações relacionadas à necessidade de explicação do mundo e definição de identidade. Quando nos deparamos com a interpretação forte de nossa condição, em contato com a percepção privilegiada da literatura nativa, brasileira e universal, tornamo-nos capazes de reorientar o nosso próprio processo existencial, percebendo melhor nossas relações com o próximo e com o ambiente onde vivemos”, pondera.

Sinopse

Baseado na obra de João Guimarães Rosa, o espetáculo encena a história de um homem que, desde criança, lamenta a estranha partida de seu pai. Aberta a múltiplas interpretações, a narrativa trata de temas como valores familiares, amor, loucura e solidão. Tudo com uma trilha sonora especial, ao vivo, que ressalta profundamente a alma mineira e sertaneja.

Prêmios

Reconhecido e premiado no 7º Festival de Teatro de Ubá (MG) com “Melhor espetáculo solo”, “2º melhor espetáculo do Festival”, “Melhor sonoplastia” e “Melhor cenário”, o espetáculo também foi reconhecido com indicações para “Melhor ator”, “Melhor diretor” e “Melhor figurino”.

Produção

A produção é da “Fluxo Criativo”, produtora cultural de Palmas que começa a se expandir para o interior do estado. Os ingressos custam R$ 30 e já podem ser adquiridos na internet através do endereço www.sympla.com.br/fluxocriativo. Também serão vendidos ingressos a partir das 18 horas no dia do evento, recomenda-se chegar antes.