Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Juliana Carneiro

Com o tema Água, Sustentabilidade da Vida a 17ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) que acontece de 9 a 13 de maio, foi aberta oficialmente pelo governador Marcelo Miranda nessa quarta-feira, 10. Durante o evento, Marcelo Miranda assinou termos que contemplam o setor do agronegócio, entregou 114 títulos de regularização fundiária e lançou o Programa Simplifica Verde.

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) está entre os 650 expositores da Feira. No estande da Seduc, além de inscrever-se, os alunos podem tirar todas as dúvidas relacionadas ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este ano, cerca de 500 estudantes de nove unidades agrícolas de todo o Estado visitam a Agrotins.

Acompanhados pelos professores das escolas agrícolas, os estudantes de cursos técnicos agrários da rede estadual contam ainda com o apoio e acompanhamento do técnico da Gerência de Educação Profissional da Seduc, Júlio Cézar Marson da Silva. De acordo com o técnico, cerca de duas caravanas da rede estadual de ensino visitam a Feira diariamente. “Durante a visita os alunos têm a oportunidade de conhecer tudo o que há de mais moderno no setor agropecuário. Conhecer os maquinários e aprender sobre manejo de animais, fruticultura, piscicultura além da produção de outros insumos como mel, doces, e artesanatos”, explicou Júlio Cézar Marson.

Para Jimy Pimentel da Silva, aluno do 4º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Agrícola Brigada Che Guevara, em Monte do Carmo, visitar a Agrotins auxiliará na compreensão da teoria já vista em sala de aula. “Podermos visitar inúmeros estandes de diversas áreas facilita até na escolha de qual delas de fato queremos trabalhar. No estande da Seduc pude perceber a organização da equipe em receber os alunos e, principalmente, ao conversarmos com a secretária Wanessa nota-se o quanto ela acredita na importância e relevância da escola do campo na contribuição para o desenvolvimento social”, concluiu.

Durante a abertura oficial da Agrotins, professora Wanessa Zavarese Sechim, titular da Seduc, salientou que a Feira significa o desenvolvimento do Tocantins em todas as áreas, sobretudo para a agricultura e tecnologia. “A água é um tema transversal que faz parte do nosso currículo escolar. Estudar o meio ambiente, suas fontes e preservação é fundamental para a formação de nossos alunos,” explicou.

Wanessa Sechim salientou ainda que, com o objetivo de trabalhar teoria à prática, nove escolas agrícolas da Educação do Campo, dos mais variados cursos técnicos, participam da Agrotins de 2017.  “Hoje a Agrotins é um laboratório de aprendizagem para nossos alunos. Não podemos dissociar a teoria da prática, portanto esta é uma oportunidade que eles têm para vivenciar experiências de forma ampla onde o espaço da escola ainda não dispõe”, destacou.

Também da caravana da Escola Che Guevara, a estudante Waléria Carvalho de Oliveira explicou que o grupo chegou à Agrotins às 8h e, até as 18h, visitarão todos os estandes.“Foi muito marcante ver os bovinos e aprender a forma que são tratados, desde alimentação ao melhoramento genético”, disse. O grupo veio acompanhado da coordenadora do curso técnico da unidade, Vera de Sales Dias.

Ao visitar o estande da Seduc, o governador Marcelo Miranda lembrou que a educação é prioridade para o Executivo estadual. “Vocês vão ver, conhecer e descobrir sobre inúmeras novidades apresentadas na área tecnológica do País, e isso terá inúmera contribuição para o aprendizado que refletirá em benefícios para todos nós”, disse aos estudantes.

A vice-governadora Claudia Lelis parabenizou a iniciativa da Pasta em proporcionar este conhecimento aos alunos. “A Feira vem crescendo e a nossa expectativa é que supere todos os valores dos outros anos, mas bem mais que o financeiro, o importante é podermos conscientizar e orientar a todos os empresários, expositores e principalmente nossos alunos sobre o uso consciente da água, um recurso natural que não é renovável e nosso principal bem”. Acompanhada do vice-governador de Rondônia (RO), Daniel Pereira, ela agradeceu a presença e destacou a importância da união de forças entre os estados, a troca de experiências, o que proporciona um crescimento em conjunto.

Campanha

A secretária Wanessa Zavarese Sechim ressaltou que o estande da Educação traz informações sobre a campanha #TONOENEM, lançada no Tocantins na última sexta-feira, 5. “No estande os visitantes poderão realizar as inscrições para o Enem 2017, além de tirar todas as dúvidas relacionadas aos critérios e datas do Exame. Nosso objetivo nessa primeira etapa é garantir que os 16 mil estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio da rede pública, matriculados nas 366 escolas, possam realizar a sua inscrição, pois somos cientes de que o Enem hoje é uma das portas de entrada deste estudante ao ensino superior”, explicou.

Agrotins

Com o slogan Os desafios de produzir frente às mudanças climáticas, durante os cinco dias de feira haverão palestras, fóruns, seminários e clínicas tecnológicas. O espaço contará com unidades de campo e roteiros nas vitrines tecnológicas, com dinâmicas para mostrar o funcionamento de máquinas agrícolas e de plantio direcionados, em que serão direcionadas aos alunos.

Atualmente a Agrotins é considerada a maior feira de agronegócios da Região Norte do Brasil. Na solenidade de abertura, Marcelo Miranda frisou que diante do atual cenário econômico a Agrotins representa um grande avanço para a economia brasileira, além de trabalhar um tema que é fundamental na atualidade, uma vez que a água é o nosso maior bem natural, e sua conservação garantirá a sobrevivência das futuras gerações.

Além do governador, participaram do lançamento, a deputada federal e primeira-dama, Dulce Miranda, a vice-governadora Claudia Lelis, o vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira, deputados estaduais e federais, secretários de estado, prefeitos, dentre outras autoridades.