Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação (COMSAÚDE) de Porto Nacional foi beneficiada com emenda parlamentar do deputado estadual Paulo Mourão (PT) no valor de R$ 150 mil, que foram aplicados na aquisição de equipamentos para a manutenção do Centro de Saúde Dr. Eduardo Manzano que pertence à entidade.

O parlamentar visitou no final da tarde da última sexta-feira, dia 12, junto com sua esposa Ana Mourão, o Centro de Saúde para ver de perto as benfeitorias realizadas no local, recebeu um relatório das ações promovidas pela instituição, e se se propôs a continuar contribuindo com a entidade para o fortalecimento de suas ações.

Segundo o deputado a emenda trouxe um avanço para a Comsaúde, que trabalha de portas abertas atendendo os portuenses, de forma séria, promovendo inclusão e assistência social. “Fico feliz em poder contribuir com uma instituição séria e exemplar, formada por uma família que cuida de muitas outras famílias, principalmente as mais necessitadas. Podem continuar contando comigo, estamos à disposição para ajudar, pois sei das inúmeras necessidades encontradas pela instituição na obtenção de recursos para sua permanência”, ressaltou.

Paulo Mourão destacou que as pessoas precisam ter mais conhecimento do valoroso trabalho feito pela Comsaúde no Estado, que é um exemplo para o País. “Por isso, vou propor uma audiência pública na Assembleia Legislativa, na Comissão de Saúde para que a instituição conte a sua história de trabalho prestado e os resultados, para que no ano que vem, os deputados possam estar também contribuindo com emendas a fim fortalecer os trabalhos da entidade, ampliando as suas ações”, reforçou.

O presidente da Comsaúde, o médico Eduardo Manzano, agradeceu o apoio do deputado e disse que a verba veio em boa hora. “Esses recursos são de suma importância para a manutenção e melhoria dos serviços. Vai ampliar a capacidade de atendimento do Centro de Saúde, que se encontrava em condições difíceis. E com a aquisição de novos equipamentos vamos melhorar as condições de trabalho e expandir o atendimento aos pacientes”, frisou. 

O médico que é o fundador da Comsaúde, lembra que durante os seus 47 anos de criação foi a primeira vez que a entidade recebeu de fato um recurso destinado por meio emenda parlamentar. “Quero agradecer o empenho do deputado Paulo Mourão em destinar e executar a emenda. Ele foi o primeiro deputado que trouxe recursos para a Instituição. Essas benfeitorias vão beneficiar aqueles que necessitam do atendimento gratuito à saúde”, destacou.

Ainda segundo Manzano, com a verba foram adquiridos: dois aparelhos de ultrassonografia, bicicleta ergométrica vertical magnética, equipamentos para fisioterapia, macas, estantes, mesas, computadores, impressoras, nobreaks, estabilizadores, máquina de lavar roupas, portas e janelas de aço e instalação de equipamentos de segurança, que segundo ele vão gerar uma economia, tendo em vista que não será mais necessário a contratação de guarda para fazer a vigilância do prédio.

Centro de Saúde

O Centro de Saúde que tem uma parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) e o município de Porto Nacional, chega a atender mais de 30 municípios da região e mais de 20 mil pessoas por ano, onde são realizados trabalhos na área de assistência à saúde como consultas médicas e de enfermagem, com especialistas na área de clínica geral, dermatologia, pediatria, ginecologia, psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e acupuntura, além de exames ginecológicos de prevenção do câncer, colposcopia, exames de ultrassonografia, eletrocardiograma, atendimento a grupos de idosos, pacientes hipertensos e diabéticos, além de cirurgia de alta frequência.

Comsaúde

A Comsaúde, que foi criada em 1969 por um grupo de profissionais da área de saúde, é uma organização não governamental, filantrópica que atua tanto na área da Saúde, quanto da Educação, Comunicação, Cultura e Desenvolvimento Comunitário.