Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Lourenço Bonifácio

Garantir o máximo de conforto e agilidade no atendimento às vítimas de violência sexual, esse é o objetivo do Governo do Tocantins com a ampliação dos espaços de atendimento a essas ocorrências no Hospital Dona Regina e no Hospital Materno Infantil de Palmas. 

As obras foram inauguradas na tarde desta quarta-feira, 17, com a presença da vice-governadora Claudia Lelis; do subsecretário de Estado da Saúde, Marcus Sena; da promotora de justiça Maria Roseli de Almeida; do gerente executivo do Instituto Sabin, Flávio Deboni, apoiador do projeto; além dos parceiros envolvidos, empresários e funcionários dos dois hospitais.

“Esse momento representa a força da união dos parceiros na melhoria do atendimento a essas ocorrências que tanto entristecem as famílias. Com a nova estrutura, adultos e crianças serão atendidos com maior conforto, agilidade e descrição. Mais uma ação que fará muita diferença na vida dessas famílias”, declarou a vice-governadora, acrescentando que a parceria e a união trazem resultados para todos, e que as obras entregues mostram isso.

A ampliação ocorreu nas salas onde funcionam o Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis), no Hospital e Maternidade Dona Regina e na do Serviço de Referência no Atendimento de Crianças em Situação de Violência do Hospital Infantil de Palmas.

Ludotecas

Em parceria com o instituto Sabin e outros apoiadores, foram entregues também duas ludotecas, uma no Hospital Maternidade Dona Regina e outra no Hospital Infantil de Palmas. A estrutura conta com ambiente lúdico e diversos brinquedos para as crianças em situação de violência, no intuito de acompanhar e resinificar as experiências traumáticas as quais elas foram expostas.

A casinha com ludoteca foi pensada para deixar as crianças mais à vontade para tratar do assunto violência. A casinha foi construída por meio de parceria entre o Estado, Instituto Sabin e outros parceiros que colaboram com materiais, brinquedos, objetos de decoração e paisagismo.

Para o gerente executivo do Instituto Sabin, Flávio Deboni, as parcerias no Tocantins fizeram a diferença. “Estamos felizes entregando a 70ª ludoteca no Brasil. No entanto, a do Tocantins é diferente graças à força das parcerias, que se uniram criando um produto próprio e adequado às necessidades regionais. Agradecemos aos parceiros e a todos que contribuíram”, finalizou.