Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Adilvan Nogueira

Foto: Adilvan Nogueira

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Roberto Magno Martins Pires, participou da abertura oficial e talk show temático da primeira edição do Fórum de Desenvolvimento Econômico realizado nesta terça e quarta, 23 e 24/05, pelo Governo do Estado no município de Guaraí/TO. O evento contou com a presença do governador Marcelo Miranda, da vice Claudia Lelis, deputados estaduais, secretários, representantes de instituições parceiras do evento e prefeitos da região Centro Norte do Estado.

Ao destacar as potencialidades do Estado, Pires falou em nome dos parceiros do evento franqueando a estrutura do Sistema Fieto para auxiliar no desenvolvimento econômico do Tocantins. "Temos crescido mais que a maioria dos estados e contamos com um potencial logístico muito importante com a ferrovia cortando nosso estado ao meio, a hidrovia que deixou de ser um sonho e tornou-se uma realidade próxima e o Pedral de Lourenço que era o principal entrave e acaba de ser licitado", avaliou o presidente.

"A Fieto tem mostrado para o Brasil que o Tocantins tem jeito, que é um estado promissor, um estado de oportunidades", disse o governador Marcelo Miranda em seu pronunciamento. 

O Fórum é uma realização da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (Seden), da Agência de Fomento do Tocantins, do Banco do Empreendedor, da Junta Comercial do Tocantins (Jucetins), da Secretaria de Estado do Trabalho e Assistência Social (Setas) e da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS). O evento tem apoio do Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE). 

O evento seguiu com painel temático sobre os rumos do desenvolvimento no Tocantins, oportunidade que contou novamente com a participação do presidente da Fieto, Roberto Pires e demais parceiros como Sebrae, Fecomércio e Faciet. Pires apresentou a estrutura, ações e portfólio de serviços do Sistema Fieto. O talk show foi aberto pelo presidente da Agência de Fomento, Freire Júnior e pelo secretário da Seden, Alexandro de Castro que contou ainda com as contribuições do superintendente do Sebrae, Omar Hennemann, da vice-presidente da Faciet, Antônia Lopes e da secretária executiva da Fecomércio, Alexandra.

A palestra magna "A Inovação que gera mudanças e a Liderança Criativa do século XXI" com Gil Giardelli encerrou a programação da manhã do evento que encerra na tarde desta quarta-feira. A vice governadora, Claudia Lelis, os deputados estaduais Osires Damaso, Valdemar Júnior, Stalin Bucar, Ivory de Lira, o prefeito de Pedro Afonso e presidente da Associação Tocantinense de Municípios, Jairo Mariano, e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Pedro Ferreira participaram desta primeira edição do evento que será realizado em todas a regiões do estado: Gurupi (região sul), em junho; Araguatins (região extremo norte), em agosto; Dianópolis (região sudeste), em setembro; e Araguaína (norte) em outubro.