Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Nielcem Fernandes

Com quase 40 anos de profissão, vencedor de mais de 20 prêmios por reportagens especiais, com destaque para o Prêmio Especial das Nações Unidas como um dos cinco jornalistas que mais se destacaram nos últimos 30 anos na defesa dos Direitos Humanos no Brasil, Caco Barcellos encerrou o 1º Congresso Saúde Integrada do Tocantins, na noite desse sábado, 27. Com uma palestra motivacional, o jornalista falou sobre sua carreira, as dificuldades e as superações que segundo ele são certas quando não há desânimo.

Questionado sobre sua versão palestrante, Caco afirmou que cada evento gera uma grande expectativa. “Minha expectativa é maior que a do público presente, trago não só uma palestra, mas sim uma conversa aberta, onde as pessoas assim como nós, enquanto repórteres de televisão, invadimos um pouco a vida das pessoas, aqui elas podem invadir nosso espaço e trocar ideias”.

Para o jornalista, falar a profissionais da área da saúde é algo singular. “Quem trabalha na área da saúde tem uma missão maravilhosa a cumprir no cotidiano pois todos os dias ajudam as pessoas. Nós jornalistas lidamos todos os dias com as pessoas levando informação, mas a função da saúde é muito mais importante, pois lida com a vida”, destacou.

O diretor administrativo do Hospital Infantil Público de Palmas (HIPP), Carlos Eduardo Francisco da Silva, gostou do compartilhamento das experiências do jornalista. “Achei muito bacana, ver um olhar diferente de alguém que conhece muitas realidades, não só do Brasil, mas de outros países, acrescenta muito à forma como olhamos a vida e nossa realidade”, disse.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Marcos Musafir, a palestra motivacional fechando o evento é uma forma de manter o espírito de entusiasmo que todos os profissionais mostraram durante toda a programação. “Foram dois dias de muito conhecimento compartilhado e todos os servidores e estudantes mostraram um entusiasmo e vontade de fazer a diferença e queremos que, ao encerrarmos o congresso, as pessoas voltem às suas unidades de saúde onde trabalham, ou órgãos gestores, com esta mensagem de superação que o Caco nos trouxe esta noite, e assim não desanimem diante das dificuldades encontradas”, enfatizou.

Para a fisioterapeuta da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas, Camila Renovato, “Caco Barcellos conseguiu sintetizar sua experiência jornalística e a questão da saúde. A palestra superou minhas expectativas, adorei!”, exclamou.

O Congresso

O 1º Congresso Saúde Integrada do Tocantins, com o tema Atualização Científica Multiprofissional da Saúde, ocorreu nos dias 26 e 27 de maio, no Centro de Convenções Parque do Povo, em Palmas, e reuniu mais de três mil trabalhadores, gestores, profissionais e estudantes da área da saúde.

Com nove salas temáticas, o evento alavancou a divulgação da produção científica desenvolvida no Estado e propiciou a reflexão e revisão das práticas e processos de trabalho em saúde.