Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Adailton Gloria

Dando prosseguimento nas ações da 23ª Semana do Meio Ambiente, o Instituto Natureza do Tocantins - Naturatins, contempla mais duas Unidade de Conservação (UCs) com o programa Manejo Integrado do Fogo - MIF.  Na tarde desta última quarta-feira, 7, a terceira etapa de implantação do MIF foi iniciada no Parque Estadual do Cantão - PEC, e nas divisas com a Área de Proteção Ambiental - APA do Cantão.

No decorrer desta quinta-feira, 8, as atividades deverão percorrer a extensão da APA do Cantão e áreas próximas ao município de Araguacema, onde também serão desenvolvidas ações com os brigadistas e as comunidades da região. A iniciativa de estender o MIF a outras UCs tem o objetivo de reduzir e evitar a propagação de grandes focos de calor no Estado e melhorar a posição do Tocantins no ranking de queimadas.

O superintendente de Gestão Ambiental do Instituto, Natal César Castro, falou da implantação do programa no Parque do Cantão. "Com base nas informações registradas, foram mapeados os locais onde se observa maior incidência de fogo, tanto em áreas de assentamentos, nas chácaras e como nas limitações do PEC. Então convidamos proprietários rurais e representantes de associações para conhecerem o MIF e participarem das ações práticas desenvolvidas com as técnicas do programa. Essa é mais uma etapa de implantação do programa e mais uma ferramenta de gestão ambiental que o Naturatins está trazendo nessa Semana do Meio Ambiente, para a região do Cantão".

O responsável pelo MIF no Naturatins, Maurício Araújo, esclareceu que essa é uma etapa do plano de expansão do Programa no Estado. "Ano passado concluímos a implantação do Manejo do Fogo na região do Parque do Jalapão e levamos a implantação ao Parque do Lajeado. Neste ano estamos estendendo o programa para outras unidades de conservação com intuito de alcançar todas as UCs do Estado. Em maio estivemos em três outras unidade e hoje estamos expandindo o programa para região do Parque e da APA do Cantão".  

O gerente do PEC, Adailton Glória, reiterou a que as atividades estão sendo realizadas de forma estratégica no Cantão. "Os locais onde estão sendo desenvolvidas as ações de queima controlada no Parque e na APA do Cantão, servirão como base de acero; uma barreira de contenção, para evitar que, se por ventura vier um fogo, ele venha a se prolongar e destruir outras áreas da vegetação do cerrado ou da floresta amazônica, que compõe a biodiversidade da região. Estamos em um momento apropriado a multiplicação das técnicas do MIF".

A primeira etapa de expansão do programa percorreu a região do Parque Estadual do Jalapão - PEJ e a Área de Proteção Ambiental  - APA do Jalapão, em seguida a equipe esteve no Monumento das Árvores Fossilizada - Monaf, após a implantação na região do Cantão o Naturatins vai proceder com o treinamento para formação de Multiplicadores do Manejo Integrado do Fogo na região do Cantão.