Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Cleober Taquara

Foto: Cleober Taquara

Em reunião na tarde dessa terça-feira, 20, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação aprovou o projeto que prevê que o símbolo do autismo seja incluído nas placas preferenciais. De autoria do vereador Tiago Andrino (PSB), a medida deverá ser adotada em órgãos públicos e empresas privadas. Após a aprovação na CCJ o projeto irá para a votação em plenário. 

“Muitas das vezes as nossas crianças autistas, por não apresentarem características físicas da sua condição, são julgadas como crianças desobedientes, por exemplo, pela sua inquietude. Essa medida facilitará a vida das mães e pais de autistas, quando estiverem aguardando na fila do supermercado, ou de um órgão público. Somos defensores da pessoa com deficiência e essa é uma ação relativamente simples que fará toda a diferença na vida dessas pessoas”, avaliou. 

A inclusão do símbolo do autismo nas placas preferenciais foi uma demanda obtida través de reuniões com mães e pais de autistas em Palmas. Além desse projeto, Andrino também já apresentou o Projeto de Lei que cria o Dia Municipal do Autismo, em 2 de abril, e requereu a criação do Centro de Referência de Estimulação Precoce.