Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Marcus Mesquita

Foto: Marcus Mesquita

Válida pela quarta etapa do Campeonato Tocantinense da Federação de Judô do Estado do Tocantins (Fejet), sendo a única interestadual, a II Copa Palmas Judô Clube (PJC) já conta com inscrições de atletas do Goiás, do Maranhão, do Pará e de Pernambuco, podendo, ainda, ter representação paulistana na competição. Garantiram presença no evento, que acontece no Colégio Ulbra, em Palmas/TO, desta sexta-feira, 23, a domingo, 25, o presidente da Confederação Brasileira de Judô (CBJ), Sílvio Acácio Borges, e o Sensei Paulo Duarte, referência internacional na formação de atletas, que ministrará uma palestra e um treinamento.

A primeira atividade prevista pela II Copa PJC é a palestra do Sensei Paulo Duarte, faixa coral 6º Dan formador do campeão olímpico Rogério Sampaio e do duas vezes medalhista de bronze em Jogos Olímpicos, Leandro Guilheiro, além de outros integrantes da seleção brasileira masculina e feminina. O evento acontece no auditório do Colégio Ulbra e é aberto ao público, tendo como tema “O treinamento de Judô sob novas perspectivas”. Segundo o próprio palestrante, na ocasião, “será debatida a utilização da Física Quântica aplicada ao Judô como forma de aperfeiçoamento em duas áreas distintas; sendo a primeira a eliminação de traumas, o condicionamento, as crenças e os padrões mentais; e, por fim, a transmissão de conhecimento.”

Na manhã de sábado, a partir das 10h30, no ginásio do Colégio Ulbra, após a realização da final estadual dos Jogos Estudantis do Tocantins (Jets), acontece o Festival PJC, uma espécie de iniciação lúdica dos judocas menos experientes, de 5 a 12 anos, no universo competitivo. No mesmo dia, a partir das 13 horas, ainda no ginásio da Ulbra, terá início, de fato, a etapa interestadual do Tocantinense com a II Copa PJC.

Encerrando a programação da segunda edição da Copa PJC, no Dojô da Ulbra, que é administrado pela própria equipe Palmas Judô Clube, haverá um treinamento com o Sensei Paulo Duarte, sendo este aberto a todas as associações federadas à Fejet. Para o líder da PJC, Sensei Celso Galdino, será um final de semana muito rico para o judô tocantinense. “Sinceramente, eu não me recordo de quando tivemos tantas atividades voltadas para o judô intercaladas como desta vez. Teremos a palestra, duas competições, um festival, a presença do presidente da CBJ e um treinamento com um dos maiores formadores de campeões do mundo. Ao todo, cerca de 400 judocas de várias regiões do Brasil estarão em interação em Palmas, neste final de semana; isto é importantíssimo para o desenvolvimento do nosso esporte”, afirmou o faixa preta 5º Dan.