Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Divulgação

A diretoria da Associação de Clubes de Futebol Profissional do Tocantins (TO Clubes) reuniu-se nesta última terça-feira, 27, em Palmas/TO, para discutir assuntos relacionados às competições das categorias de base e profissional que serão realizadas no segundo semestre de 2017. Representantes de dez equipes participaram do encontro que definiu uma proposta de calendário que será apresentada à Federação Tocantinense de Futebol (FTF).

De acordo com o presidente da TO Clubes, Ricardo Carreira (Capital FC), a ideia é que o calendário de competições se inicie com o torneio estadual Sub 19 no dia 12 de agosto, em caso de participação de 20 clubes, ou 18 de agosto, para menos de 20 equipes, divididas em grupos regionalizados. A proposta é que a decisão do campeonato aconteça até o dia 15 de outubro.

Os dirigentes decidiram enviar ofício à Federação Paulista de Futebol solicitando uma segunda vaga para equipes tocantinenses que participarão da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2018, fortalecendo o trabalho das equipes de base no Estado.

Já a segunda divisão do Campeonato Tocantinense de Futebol profissional teria início no dia 22 de outubro com término até 10 de dezembro. Na reunião foi apresentado um projeto para transmissão dos jogos da segundona, com possibilidade de geração de renda para os clubes além da divulgação da marca e atletas.

As equipes buscarão, junta à FTF, uma solução para a isenção das taxas de arbitragem, nos mesmos moldes realizados na Primeira Divisão, bem como a redução dos valores cobrados para inscrição e transferência de jogadores, sem que ocorra diminuição significativa na receita da Federação.

Uma nova reunião está prevista para agosto, onde serão tratados o calendário de 2018, a propostas de uma primeira divisão com 10 clubes e o início do estadual Sub 19 após o término da 1ª Divisão para viabilizar a indicação do clube para Copa SP do ano seguinte.

Participaram da reunião os presidentes dos clubes Paraíso E.C., A.A. Alvorada, Inove, União de Palmas, Tocantinópolis E.C., Palmas F.R., Imagine FC, Taquaruçu EC, Atlético Cerrado e Capital FC.