Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Silvio Santos

Foto: Silvio Santos

Com a presença do ex-governador Siqueira Campos, o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Carlesse (PHS), inaugurou na tarde dessa quinta-feira, 29, a Galeria de Registro Fotográfico da Criação do Estado do Tocantins.

Localizado no 2º piso, onde fica a Galeria Histórica da Assembleia, o novo módulo homenageia o momento de criação do Estado, por obra da Constituição de 1988. O acervo foi gentilmente cedido à Casa pelo ex-governador Siqueira Campos.

Como primeiro ato da solenidade, Siqueira foi recebido na sala da presidência pelos deputados Mauro Carlesse, Luana Ribeiro (PDT), Olyntho Neto (PSDB), Stalin Bucar (PPS) e Wanderlei Barbosa (SD). Em seguida, o presidente Carlesse e Siqueira Campos fizeram breves pronunciamentos destacando a relevância da exposição do registro histórico.

Ao abrir espaço da Galeria da Assembleia, Carlesse se disse honrado por expor um acervo fotográfico tão importante para a história do Tocantins. “Esse acervo enriquece nossa galeria. Quero que o senhor governador saiba que vamos ampliá-lo para proporcionar valiosa fonte de pesquisa histórica a estudantes, pesquisadores e ao cidadão tocantinense”, afirmou.

Já Siqueira Campos elogiou a atual gestão do Parlamento e se disse muito feliz pela doação do espaço para expor e conservar fotos que registram fatos significativos da história do Tocantins. “Estou muito satisfeito por essa inciativa do deputado Carlesse. Quem lutou pela criação do Estado está registrado nessas fotos”, afirmou.

O ex-governador ainda sugeriu à presidência da Casa a criação de um espaço para homenagear o ex-deputado federal Ulysses Guimarães. Conforme disse, um merecedor de todas as honras por ter prestado um inestimável serviço ao país. O último ato da solenidade foi o descerramento da nova área da Galeria Assembleia, composta por seis fotos históricas.

A galeria

Criada em 2007, na gestão do deputado Carlos Henrique Gaguim, a Galeria Histórica da Assembleia Legislativa do Tocantins é composta de objetos, fotografias e documentos que destacam os principais acontecimentos da história do jovem Estado. O objetivo é preservar o acervo do Poder Legislativo e registrar a trajetória parlamentar desde o início da criação do Tocantins.