Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O ex-governador do Tocantins, Mauro Carlesse, anunciou nesta segunda-feira, 5, por meio de vídeo divulgado em seu Instagram, a retirada de sua candidatura ao cargo de Senador pelo Tocantins. Segundo ele, a desistência é resultado de perseguições, de suspeita de sabotagem em avião, e do anseio de sua família.

"Todo mundo sabe do amor que eu tenho pelo Estado do Tocantins, mas todo mundo sabe também do tamanho da perseguição que venho tendo desde que entramos no governo. Eu fiquei no governo quatro anos, fiz o melhor que eu podia fazer para poder equilibrar as contas, deixar dinheiro em caixa, fazer o programa Tocando em Frente, mas infelizmente fui afastado e até hoje eu não consigo me defender porque não sei o motivo. Isso tudo é perseguição comigo e com minha família", alega. 

Mauro Carlesse ainda levantou suspeita de ter sofrido recentemente sabotagem no avião em que estava. "Recentemente, suspeito que o avião que eu estava foi sabotado. Uma suspeita que tenho, as perícias estão fazendo o trabalho. Eu fiquei 40 minutos em cima de Araguaína e eu não conseguia descer o trem de pouso", denunciou. 

Segundo ele, sua família reuniu-se e pediu a retirada de seu nome da disputa. "Principalmente por tudo isso que está acontecendo: perseguições que você não sabe da onde e por quê, pela nossa segurança, pela nossa integridade, estou pedindo aos amigos desculpas por não dar continuidade a candidatura de Senado", afirmou. 

Não é Falta de Coragem

Sua decisão, segundo Carlesse, não significa falta de coragem. "Não é falta de coragem, não é nada disso. É questão de integridade, de poder andar, de poder viver, de poder ter o equilíbrio de uma vida normal, principalmente com a minha família", afirma em vídeo. 

O ex-governador deixou claro que, apesar da desistência, não deixará a vida pública. "Com o coração muito magoado, muito sofrido, que neste momento tiro meu nome a candidatura de senador da república, mas não vou largar a vida pública. estarei sempre pronto para ajudar esse estado a sair dessa situação que se encontra hoje. Vejo que, se não tiver uma união, mudar essa política de perseguição, nunca o povo vai ser beneficiado", ressalta. 

TRE/TO

No final de agosto o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Tocantins deferiu o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) apresentado pelo partido Agir - sigla de Carlesse, e declarou a sigla habilitada a participar das eleições aos cargos de senador e suplentes de senador nas eleições de outubro.