Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Frederick Borges

O governador Marcelo Miranda prestigiou e entregou certificados para crianças atendidas no 1º semestre de 2017 pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), em Araguaína, no início da noite dessa sexta-feira, 30. Receberam o certificado 924 crianças que durante cinco meses participaram do Programa.

Durante a solenidade, o governador Marcelo Miranda, destacou a importância do Proerd na formação cidadã. "É um programa que, com toda certeza, faz toda a diferença, tanto na vida dos alunos e de suas famílias, quanto na vida dos policiais militares envolvidos nesse processo de formação de pessoas preparadas para a vida, conscientes dos seus deveres e responsabilidade", afirmou.

Para a madrinha do Proerd, deputada federal e primeira dama do Tocantins, Dulce Miranda, a formatura da crianças é sempre motivo de orgulho. "É algo espetacular, mais de 372 mil crianças atendidas nos últimos 15 anos pela Polícia Militar. Isso representa 372 mil crianças que tem consciência do que faz mal a elas, que o cigarro e as bebidas são prejudiciais. Crianças que sabem o que faz bem", apontou.

Atendimentos

Somente neste primeiro semestre de 2017, com atendimento a 19 municípios, a agenda de formatura do Proerd fecha com mais de 17 mil alunos formados dentre as 122 escolas atendidas, sendo destas 103 públicas e 19 privadas.

Atualmente, a Polícia Militar conta com 84 policiais militares voluntários capacitados que aprovaram e certificaram, incluindo este semestre de 2017, 372.637 estudantes durante 15 anos de atendimento em todo Estado do Tocantins, além de 4.703 pais por meio de um currículo diferenciado e direcionado.

O comandante geral da Polícia Militar do Estado do Tocantins, Glauber de Oliveira Santos, fez um balanço positivo do programa. "O Proerd faz parte das ações preventivas da Polícia Militar. É muito difícil encontrar aqui no Tocantins uma família que não tenha pelo menos um membro que participou do Proerd. Em todo o Estado a Polícia Militar atende 50 mil pessoas com projetos sociais, por semestre", destacou.

Proerd

O Proerd tem a finalidade de apresentar às crianças opções saudáveis de vida. O objetivo maior é orientar a formação de uma geração consciente do exercício da sua cidadania, mediante decisões certas e saudáveis, com ênfase na ação de resistência às pressões cotidianas ao uso de drogas e à violência.

A pedagoga, Marisa Vieira Carvalho Rosa, esse ano estava acompanhando a formatura da filha, Rebeca Cristyni Carvalho Rosa. Outro filho de Marisa formou ano passado e ela conta que os filhos estão mais conscientes e são dessiminadores de conhecimento. "O Proerd é um programa que faz toda diferença na vida das crianças. Meus filhos chegam em casa sempre falando do que eles aprenderam. Com certeza eles estão muito mais conscientes", disse.

Formatura

A formatura é um momento solene em que se faz o coroamento do compromisso das crianças em manterem-se longe das drogas e da violência. Na conclusão do curso, as crianças elaboram uma redação sobre o que aprenderam com o programa e durante a formatura recebem o certificado do Proerd. As três melhores redações dos alunos participantes são lidas durante o evento e recebem uma premiação.

A aluna do Programa, Maria Eduarda Maira de Paula, além de receber o certificado teve mais um motivo para celebrar, a sua redação ficou em primeiro lugar e ela ganhou uma bicicleta. "Os policiais fazem um trabalho muito importante, eles me ensinaram os males que drogas fazem: o cigarro, as bebidas alcoólicas. Eu fiquei muito feliz por ter recebido essa bicicleta", afirmou.

A cerimônia reuniu alunos, policiais militares/instrutores, autoridades, comunidade escolar, parceiros e familiares, para a entrega de certificados de conclusão do curso, além de propiciar a interação entre os presentes por meio de gincanas e atividades recreativas.