Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Tânia Caldas Comandante do 22º Batalhão do Exército é recebido pelo gestor do Parque Comandante do 22º Batalhão do Exército é recebido pelo gestor do Parque

Como parte de uma visita institucional, o comandante do 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, Batalhão Tocantins, tenente coronel Athos, esteve na tarde desta última quarta-feira, 12 no Parque Estadual do Lajeado (PEL), acompanhado do vice-presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Edson Cabral. A visita foi guiada pelo supervisor do parque, Volnei Martinovski e pelo engenheiro Florestal Jorge Leonam da Silva Barbosa.

Durante a visita o vice-presidente, Edson Cabral confirmou que o Plano de Manejo do PEL, permite o uso público e foi com esta intenção que o gestor manifestou ao representante do Exército, o desejo de estabelecer uma parceria com a unidade do 22º Batalhão de Infantaria do Exército, localizado na capital, Palmas/TO.

Os visitantes conheceram as dependências da sede do Parque, o viveiro de mudas nativas do cerrado, bem como caminharam na trilha Brejo da Passagem. No local foi possível identificar nascentes, contemplar a vegetação nativa, além de conhecer e pontos de descanso.

Para Edson Cabral a visita teve como proposta confirmar a visitação pública, com apoio de futuras parcerias com o Exército, bem como apresentar o Parque como um local com possibilidades de treinamentos militares. “O Exército também poderá participar de atividades como o combate as queimadas, nos auxiliar no controle e proteção da fauna silvestre, além de monitorar visitas educativas O que poderá ocorrer por meio de Termos de Compromisso entre as duas instituições”, destacou.

“Dentro do plano de prevenção e combate as queimadas poderemos ter uma parceria, no sentido de apoiar alguma ação, visto que a região do Parque faz fronteira com o Quartel do Exército, que é de tão grande importância, em termos de preservação para o estado do Tocantins”, considerou. Para o representante do Exército, a partir de um planejamento poderá ser possível à realização dessa parceria. “No sentido de conduzir atividades de conhecimento do meio ambiente, da natureza aqui do Parque, junto a população”, enfatizou.

De acordo o gestor do Naturatins é sempre importante que o órgão ambiental realize parcerias estratégicas. Para ele a missão do Instituto é conservar e preservar a biodiversidade.  “Em especial do Parque Estadual do Lajeado que está próximo da unidade do 22º Batalhão do Exército Brasileiro. Esta foi à primeira visita do tenente coronel Athos, que veio conhecer a Unidade de Conservação. Em seguida nós estaremos nos aproximando da equipe técnica do Parque e da equipe operacional e logística do Exército, com objetivo de preservar a biodiversidade local”, explicou. 

Edson Cabral reforçou ainda sobre a importância de o Naturatins estabelecer trocas de experiências com as atividades que o Exército desempenha e com as ações que o Naturatins trabalha.