Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

A senadora Kátia Abreu (PMDB/TO) participou na noite dessa quarta-feira, 19, da missa do Festejo do Divino Espírito Santo, em Santa Rosa. A parlamentar foi uma das homenageadas pelo Capitão do Mastro, Joaquim Dias da Silva e pela rainha Amarita Ianes da Silva Dias, responsáveis pela organização da celebração da primeira noite festiva do evento.  

Após a missa, ao som da banda da cidade, o capitão e a rainha foram colocados sobre o Mastro, o qual foi conduzido em cortejo pelos devotos até à igreja.

“Estou muito feliz por participar de uma festa tão bonita e rica pela sua tradição cultural e religiosa. O Espírito Santo, realmente é merecedor de toda nossa devoção e a comunidade de Santa Rosa está de parabéns por preservar essa cultura”, elogiou a senadora Kátia Abreu.   

Na programação de quarta-feira ainda aconteceu a cavalgada com a participação das comitivas das fazendas do município e de cidades vizinhas.

Nesta quinta-feira, 20, a celebração festiva, que incluí também a parte religiosa é comandada pelo Imperador do Festejo do Divino Espírito Santo, Domingos Rapaz e pela Imperatriz Dona Silvera.

Folia

A festa do Divino Espírito Santo iniciou há um mês com os foliões que partiram para o giro, que consiste na saída de grupos de cavaleiros uniformizados em procissão pela zona rural, fazendo pousos nas fazendas, levando as bandeiras e a benção do Divino Espírito Santo. O pouso nas fazendas é animado durante a noite com catiras, cantorias, forrós e queima de fogos, sempre é cantado o Hino da Folia, que é uma oração ao Divino Espírito Santo. Além dos pousos rurais tem também as visitas a casas de devotos na zona urbana da cidade.  

O evento também contou o apoio e a presença do prefeito da cidade, Ailton Araújo.