Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A cidade de Itacajá/TO vai sediar nos dias 30 e 31 de agosto de 2017 o primeiro Fórum sobre Políticas Públicas, Segurança Alimentar e Meio Ambiente na Agricultura Familiar no Território Nordeste. O evento ocorrerá na Câmara Municipal com o propósito de discutir e propor soluções nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, agricultura, habitação, assistência social, lazer, transporte e segurança.

A abertura será as 8h da manhã do dia 30 com as presenças de prefeitos da região, técnicos dos municípios e a comunidade local. "Os prefeitos, secretários, vereadores, dirigentes de sindicatos, associações e produtores que comparecerem ao evento terão a oportunidade de conhecerem mais sobre os temas e serão os principais atores da mudança", defende o prefeito de Itacajá Wesley Clayton Barros.

De acordo com Pericleon Alves Rocha, organizador do evento junto com a Prefeitura de Itacajá o encontro terá palestras com temas relevantes como: o “Abate Clandestino e a importância da Vacinação e da GTA, com Márcia Helena Fonseca, Vice-presidente da Adapec e do CRMV-TO; “Sustentabilidade e Agricultura Familiar” com M.Sc Clauber Rosanova, professor do curso de Agronegócios do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFTO); “O Cooperativismo como  de Organização Social e Econômica” com Ricardo Khouri, presidente da Coapa e SISCOOP; “Escassez Hídrica no Cerrado diante das Mudanças Climáticas” com João Severo, superintendente do IBGE no Tocantins.

Todos os temas serão discutidos em mesas redondas com representante do Ministério Público Estadual como moderador. Para o secretário secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Thiago Abrunhoza Rezende de Souza, Itacajá será palco de discussões inteligentes e pertinentes que buscam resolver problemas comuns a todos e que dificultam o desenvolvimento sustentável do Território como um todo. “Temos, por exemplo, a criação e implementação do SIM, a construção de aterro sanitário, a melhor aquisição de alimentos pelo programa Compra Direta, dentre outros”, diz.

Fazem parte do Território Nordeste do Tocantins os municípios de Itacajá, Pedro Afonso, Santa Maria, Bom Jesus, Goiatins, Palmeirante, Itapiratins, Campos Lindos, Filadélfia, Barra do Ouro, Babaçulândia, Recursolândia, Centenário e Wanderlândia.

Confira a programação completa do fórum no link http://ateritacaja.blogspot.com.br/