Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Ises Oliveira

Foto: Ises Oliveira

O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Mauro Carlesse (PHS), lança nesta quinta-feira, dia 17, a Escola do Legislativo do Tocantins (ALE/TO). O ato solene, marcado para as 15 horas, no auditório da Casa, contará com a presença do palestrante e diretor da Escola Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo Artioli Russo, da diretora da unidade local, Maria de Jesus da Costa e Silva, além de parlamentares e servidores.

Após a cerimônia de instalação, a programação conta também com uma palestra sobre a “Importância da Escola para a organização do Poder Legislativo”, que será proferida por Russo. “A ideia é demonstrar a importância da escola e apresentar sugestões de projetos, pautados em inovação e planejamento, a fim de atender adequadamente o público-alvo”, disse Russo.

Criada pela Resolução de nº 331/2017, de autoria da Mesa Diretora, a ALE/TO tem por objetivo qualificar especialmente os servidores dos legislativos estaduais e municipais nas atividades de suporte técnico-administrativo.

Segundo a diretora da ALE/TO, Maria de Jesus, os cursos serão voltados para estimular a captação técnica nas funções legislativas, especialmente aquelas voltadas à elaboração de leis, estudos sobre matérias orçamentárias, finanças públicas e ao exercício do poder de fiscalização. “A proposta é oferecer uma programação de cursos baseada na demanda, apoiada em parcerias com outras instituições de ensino, inclusive de outros países”, informa a diretora.

Estrutura

Administrativamente a Escola é formada por um Conselho Escolar; Presidência, que será exercida pelo presidente da Mesa Diretora da Assembleia, uma Diretoria, Coordenadoria de Educação e Projetos Especiais, Coordenadoria Administrativa e Assistência. A Escola integra o programa Interlegis do Senado Federal e ao Cefor, da Câmara dos Deputados.

Para as aulas presenciais, a sede do Poder Legislativo dispõe de um setor com salas administrativas e de apoio, além de uma sala especialmente adaptada para a realização de aulas presenciais e à distância (AD). Já o início das atividades está previsto para este semestre.