Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Lia Mara

O governador Marcelo Miranda (PMDB), acompanhado da vice-governadora Claudia Lelis (PV), participou na tarde desta última terça-feira, 22, da solenidade de inauguração do Centro de Convenções Vicente de Paula Oliveira – Comandante Vicentão, em Porto Nacional. O evento contou com a presença do ministro do Turismo, Marx Beltrão, e outras autoridades. Na oportunidade, o prefeito Joaquim Maia entregou também o Espaço Cultural Beira-Rio, ambiente a céu aberto, situado na orla da cidade.

Ao lado do ministro, o governador fez um retrospecto histórico da cidade e destacou a importância da obra e do homenageado. “O Centro de Convenções Comandante Vicentão se reveste de um grande significado para a cidade de Porto Nacional, porque vem ao encontro da tradição histórico-cultural do município. Entendemos que o respeito à cultura de um povo passa, necessariamente, pela preservação de sua identidade e isso está sendo registrado no nome do empreendimento”, disse, lembrando que Vicente de Paula Oliveira, o Comandante Vicentão, foi pioneiro da aviação portuense.

O senador Vicentinho Alves (PR), presente na solenidade, parabenizou os portuenses pela conquista. Ele agradeceu ao prefeito Joaquim Maia a homenagem prestada ao seu pai, destacou a harmonia da bancada federal em torno dos interesses do Estado e se colocou à disposição do governador Marcelo Miranda. “O governador Marcelo Miranda pode contar com o nosso apoio em Brasília. Estamos prontos para ajudar a buscar os recursos necessários para promover o desenvolvimento do Tocantins”, ressaltou.

O deputado federal Vicentinho Junior (PR) ressaltou a importância da obra para Porto e região e, assim, como o seu pai, enfatizou que continuará a defender os interesses do Tocantins em Brasília/DF. Ele e o senador são autores das emendas que destinaram R$ 2,5 milhões para as obras do Comandante Vicentão.

O ministro Marx Beltrão falou da importância do Turismo para o desenvolvimento do País e que o seu Ministério está aberto a discutir os projetos do Tocantins. "Vim aqui realizar parcerias e ajudar o Tocantins". Na ocasião, Beltrão prometeu estabelecer parceria para a construção da passarela ligando o centro da cidade à praia de Porto Nacional e a liberar os projetos do Estado ainda pendentes em sua pasta. Durante a solenidade, o governador e as demais autoridades assinaram um documento solicitando ao Ministério do Turismo recursos para construção da passarela.

O prefeito Joaquim Maia falou dos esforços para concretizar as obras do Centro de Convenções. "Foi uma união de esforços de todos e a nossa cidade conta com um potencial muito grande no setor de turismo. Essa obra vem ao encontro dessa demanda e, certamente, vai promover o crescimento do setor".

Localizado na Avenida Beira-Rio, o Centro de Convenções tem capacidade para sediar eventos de pequeno a médio porte. O local conta com 970 m² de área construída, auditório com capacidade para 500 pessoas, ambiente climatizado, palco com sistema acústico de última geração, camarins, cabine para operação de som, área administrativa e de convivência social. O nome é dedicado ao Comandante Vicentão (in memorian), ex-aviador e pioneiro da aviação portuense, pai do senador Vicentinho Alves.

Programação

A prefeitura preparou uma programação especial para a inauguração, que contou com uma exposição de telas de Rosalino Ferreira dos Santos (in memorian), conhecido popularmente como Mestre Rosalino. A exposição marcou a inauguração da Galeria de Artes, que leva o nome do artista. Rosalino, para muitos portuenses, nasceu com espírito primitivista, e isto o dispensou das escolas de artes. Autodidata, tem uma sequência de trabalhos que mostra com clareza diversos ofícios do homem sertanejo. 

A solenidade também contou com a presença do deputado estadual Valdemar Júnior e ex-prefeitos, de Porto Nacional e de outras cidades da região.