Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Arquivo CT Irmãos da vítima querem a prisão e julgamento do acusado do crime Irmãos da vítima querem a prisão e julgamento do acusado do crime
  • Edilson foi assassinado na porta de casa

A família de Edilson Ferreira dos Santos, assassinado em abril deste ano na porta de sua casa, cobra providências da justiça para a prisão do acusado pelo crime. Edilson Ferreira era secretário de Esportes e Juventude de São Miguel do Tocantins. "A família e amigos pedem justiça e que o Estado cumpra o seu papel de segurança pública, de defesa social, de não deixar impune um crime bárbaro desse", desabafou Erivelton da Silva Santos, irmão da vítima. 

Ao Conexão Tocantins, Erivelton e Mauriza da Silva Santos, irmãos de Edilson, informaram que a polícia tem conhecimento do paradeiro do acusado pelo crime, dispõe de mandado de prisão, o inquérito está concluído, mas até o momento o acusado encontra-se em liberdade. 

A família da vítima chegou a pagar um investigador particular para localizar o paradeiro do acusado do crime. 

Segundo a família, o autor do crime é um eletricista chamado Adonísio, que teria cometido o crime por ciumes. A ex-esposa do suspeito teria se apaixonado pela vítima. Depois do assassinato, amedrontada, a mulher passou um tempo fora da cidade. "Crime por pura ignorância", frisou Mauriza. 

Segundo informações obtidas pelo Conexão Tocantins, a polícia local alega falta de estrutura básica para efetuar a prisão do acusado que está residindo fora do Tocantins. Estaria faltando viaturas, combustível, apoio logístico, diárias para pernoite e deslocamento dos policiais.

Os irmãos tentaram nesta última terça-feira, 29, audiência para tratar do caso com o secretário estadual de Segurança Pública, Cesar Simoni, mas a reunião acabou não acontecendo. Os irmãos reclamam da impunidade e falam em negligência do Estado em não cumprir o seu papel. "A segurança pública tem que funcionar", queixa-se Erivelton. 

Além de secretário, Edilson Ferreira foi ex-vereador, ex-secretário de Agricultura, ex-assessor do Senado da República. 

Saiba mais sobre o caso 

O secretário de Esportes de São Miguel do Tocantins, filiado ao Partido dos Trabalhadores e ex-vereador do município, Edilson Ferreira dos Santos, foi assassinado na noite do dia 4 de abril deste ano. Segundo informações da Polícia Militar, Edilson estava sentado na porta de casa quando foi surpreendido pelo criminoso em uma motocicleta Honda Bros, que efetuou três disparos contra o secretário e fugiu em seguida, sendo que apenas um tiro acertou a vítima, na região do tórax. 

Edilson Santos chegou a ser socorrido e levado ao hospital na cidade de Imperatriz/MA, porém segundo o médico de plantão, já teria chegado sem vida ao local. 

Na oportunidade o Partido dos Trabalhadores do Tocantins lamentou a morte do filiado, conhecido na sigla por "Edilson do PT".

SSP/TO 

 A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por intermédio da 10ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Araguatins, informou que o inquérito, o qual apurava as circunstâncias da morte de Edilson Ferreira dos Santos, foi concluído e remetido ao Poder Judiciário.

A SSP confirmou que a autoria do crime já foi definida e que foi expedido mandado de prisão preventiva em desfavor do acusado pelo crime. Segundo a pasta, todos os esforços estão sendo realizados no sentido de localizar o paradeiro do acusado e que não existe quaisquer tipo de empecilho apontados como sendo os fatores para a não prisão do homem até o momento, uma vez que, segundo a SSP, as diligências continuam sendo realizadas, mas suspeito encontra-se no momento em local incerto e não sabido.