Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet) encaminhou nota à imprensa informando repudiar e não legitimar o processo de eleição para diretor escolar proposto pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc). 

Esse processo de eleição é considerado pelo Sintet, como mais uma ação midiática da secretária estadual de Educação, Wanessa Sechin. "Que do alto do seu ego se recusa a ter uma gestão verdadeiramente democrática, não recebe a categoria e que impõe suas medidas políticas eleitoreiras a bel prazer", frisa o sindicato. 

O Sintet entende que o atual edital (n° 4.940/2017, publicado dia 25/08), para eleição de diretores de escola na Rede Estadual não atende aos princípios democráticos, mas sim, favorece mesmo grupo à frente das unidades.  

O Sintet analisou os requisitos do edital publicado em dezembro de 2015 (DOE/TO n° 4.510/2015), que foi derrubado através do decreto legislativo, de autoria do deputado estadual José Bonifácio, e também o edital publicado no fim deste mês. "A diferença analisada são os critérios de avaliação, que neste último exclui de maneira explícita e inconcebível a participação da comunidade escolar no processo", informou o Sintet. 

O edital, segundo o Sintet, não cumpre a Meta 19 do Plano Nacional de Educação (PNE), também estabelecida no Plano Estadual de Educação (PEE) idealizado através de estudo participativo com a categoria, que cita que a escolha de diretores de escola deve ser regulamentada por legislação específica, sem ingerência políticas nas escolas. Ao contrário do que o edital propõe, o Sintet luta por eleição direta, "genuinamente democrática com participação efetiva da comunidade escolar".