Educação

Foto: Elias Oliveira

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação Juventude e Esportes (Seduc), publicou, no Diário Oficial Nº 4940, da última sexta-feira, 25, o edital de seleção para subsidiar a escolha do provimento da função de diretor das unidades escolares da rede estadual. A primeira fase do processo seletivo será realizada em parceria com a Comissão Permanente de Seleção (Copese) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no período de 5 a 15 de setembro, exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico: http://www.copese.uft.edu.br.

Para concorrer é necessário: ser servidor efetivo, ocupante do cargo de professor, do plano de cargos, carreiras, e remuneração dos profissionais da Educação, (Lei 2.859, de 30 de abril); ter sido aprovado no estágio probatório; possuir licenciatura plena ou bacharelado com complementação pedagógica; ter, no mínimo, 3 (três) anos de experiência como docente; e ter disponibilidade para dedicação exclusiva à função pretendida. 

A titular da Seduc, professora Wanessa Zavarese Sechim, ressaltou a contribuição do processo seletivo para a qualidade da educação na rede estadual. “A finalidade maior é a valorização do servidor efetivo, buscando aqueles com melhor perfil para o exercício da função de diretor de unidade escolar, que demonstrem maior conhecimento e experiência em gestão escolar. Por consequência, isso culminará no fortalecimento do processo de ensino aprendizagem na rede estadual”, frisou. 

Etapas

O certame será realizado em quatro fases, com previsão de homologação do resultado final no dia 21 de dezembro. A primeira etapa será a Avaliação de Competência Técnica, por meio de Prova Objetiva, com caráter eliminatório e classificatório, que será aplicada no dia 15 de outubro.

Os candidatos que necessitarem de atendimento especial para a prova poderão solicitá-lo à respectiva Diretoria Regional de Educação onde está lotado, nos dias 18 e 19 de setembro, mediante entrega de documentos comprobatórios da necessidade. A divulgação dos locais de provas e das respostas às solicitações de Atendimento Especial será no dia 29 de setembro.         

A segunda e terceira fases consistem na entrega do Plano de Gestão dos candidatos e na Apresentação de Títulos, ambas no dia 10 de novembro. A última etapa será a Entrevista, quando será avaliado o conhecimento do candidato sobre gestão escolar, a experiência acadêmica e profissional e a argumentação em relação à aplicabilidade do Plano de Gestão.

Formação para os gestores

De acordo com a professora Wanessa, os gestores selecionados passarão por formação nos primeiros meses de 2018. “Também é objetivo do Governo do Estado promover a qualificação contínua e permanente daqueles que irão exercer a função de diretor escolar. Para isso, já iniciaremos capacitação específica para diretores escolares no início do próximo ano letivo”, disse.

Os interessados poderão solicitar informações sobre a Prova Objetiva à Copese, por meio do e-mail:copese@uft.edu.br. Em caso de dúvidas em relação às etapas II, III e IV (Plano de Gestão Escolar, Apresentação de Títulos e Entrevista) o candidato deverá entrar em contato com a Seduc, por meio do e-mail: processoseletivodediretores@seduc.to.gov.br.