Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Raimundo César Rodrigues de Andrade

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 18, a passagem de comando do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao major Leandro Guimarães Nunes. Na mesma solenidade, o tenente-coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza, que era o comandante do 1° BPM, foi designado para assumir o Comando do Policiamento da Capital (CPC). 

A solenidade ocorreu no pátio do Batalhão em Palmas, onde marcaram presença o comandante-geral da PM, coronel Glauber de Oliveira Santos, o secretário extraordinário de integração governamental, Elmar Borges, demais autoridades militares e familiares dos policiais que assumiram as novas funções.

O evento iniciou com a apresentação da tropa ao comandante-geral, feita pelo subcomandante do 1º BPM, major Delano Luiz Noronha da Silva, em seguida houve o hasteamento da bandeira do Brasil, sob os acordes da banda de música que tocou o hino nacional. Ainda foi proferida uma mensagem bíblica através do padre Macílio Brandão.

Em seu discurso, o tenente-coronel Cláudio, se despediu afirmando que passar pelo 1º BPM foi importante para sua vida profissional, onde procurou cultivar a camaradagem e o profissionalismo. “É com imensa alegria que hoje encerramos um ciclo em nossa carreira. Ter comandado o 1º Batalhão da PM, “Primeirão de Ouro”, é um orgulho e uma satisfação que levarei para toda minha vida. Foram dois anos, sete meses e 16 dias de muito labor”, ressaltou o tenente-coronel. Ele ainda disse que é grato ao comandante-geral pela oportunidade que lhe foi dada de comandar o Batalhão e agora o CPC

Já o coronel Glauber destacou o excelente trabalho realizado pelo tenente-coronel Cláudio no 1º BPM. "Sua experiência e dedicação são relevantes, de tal forma que, neste momento, se fazem necessária à frente do CPC, tamanha confiança que temos pela sua competência, sempre leal e fiel”, enfatizou o comandante-geral.

Prosseguindo no discurso o coronel Glauber afirmou que o major Nunes é um jovem oficial de confiança e determinou que ele dê continuidade aos projetos e ainda procure adequar as necessidades da Unidade às metas do plano de comando da Corporação. O comandante também falou ser necessário continuar a busca pelo fortalecimento das alianças com o público interno e sociedade organizada.

Major Nunes, após receber o comando do 1º BPM agradeceu a confiança do comandante-geral e disse que vai continuar com os trabalhos que estão sendo desenvolvidos principalmente nas ações comunitárias, ou seja, aproximar cada vez mais a PM da população, através das redes de segurança. Outro objetivo do major é combater rigorosamente à criminalidade em Palmas, principalmente nas modalidades de furto e roubo.

Ao final da solenidade a tropa desfilou em continência ao comandante substituto e todos os presentes participaram de um coffee break.