Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Acaba de ser lançado a primeira gravação do projeto Elegias, parceria dos músicos tocantinenses Arthur Dunck e Thiago Tubarão. O EP (sigla de "extended play"), que é um CD com menos músicas, disponibilizado no Youtube traz uma pequena amostra do trabalho identificado como metal atmospheric e caracterizado como o primeiro projeto autoral fortemente influenciado pelo black metal atmospheric no Tocantins.

O primeiro EP do Elegias traz duas músicas inéditas (Cry of the great heart e The spectacular flight of darkness) envoltas em uma concepção temática com a reapresentação de uma arte antiga e popular, a xilogravura. As letras são em inglês, uma vez que se pretende comunicar com uma comunidade internacional. Cada elegia transcende à um estado de contemplação oportuno para a sombrosidade destes tempos.

Há uma sonorização extrema, gritos, lamúrias e uma melancolia. Duas elegias para um mundo que podia ser, mas não foi, onde abriu-se espaço para a monstruosidade, ressentimento, vilania e desprezo pela vida. Há algo para explodir, que vem de um conhecimento antigo que nos era apresentado como trevas e martelado como tal - mas martelamos de volta, a expressão de um espírito selvagem e primordial.

Segundo os músicos, "Elegias I" nasceu e foi desenvolvido dentro de um processo de vivência e experiência individuais: “Buscamos dar sentido expressando uma atmosfera densa e particular. Esse EP não saiu rápido ou fácil, nossa dificuldade financeira, nossas limitações pessoais, problemas de saúde, nosso quotidiano corrido, nosso amadurecimento artístico e conceitual, foi uma caminhada e tanto. Estamos satisfeitos”.

Sobre os músicos

ð Arthur Dunck, 28 anos, é psicólogo e músico. Trabalhos anteriores:  Eppilepsia (2006-2008) – rapcore

ð  Thiago Ruiz Garcia (Thiago Tubarão), 28 anos, é matemático e músico com um vasto histórico de produção no cenário undergroud do Tocantins desde 2006.

Trabalhos anteriores: Eppilepsia (2006-2008) – rapcore; Mata-Burro (2008-2014) – hardcore; Fast 4 Thrashers (2009-2011) – thrash; Indögma (2014-) - hardcore/grind