Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação O espetáculo leva o público a um set de filmagens, em um estúdio com vários ambientes O espetáculo leva o público a um set de filmagens, em um estúdio com vários ambientes
  • Piovani vive Samantha, uma atriz de novelas que acaba se separando do marido por uma aparente bobagem cotidiana

Estreia neste final de semana, no Teatro Fernanda Montenegro, a peça “E se eu não te amar amanhã?” , dirigida por Sandra Werneck, que traz no elenco os atores Luana Piovani, Leonardo Medeiros e Marcelo Laham. O espetáculo será apresentado nesta sexta-feira, 29 , sábado, 30, às 21 horas, e domingo, 1º de outubro, às 20 horas. O evento é uma realização do projeto PalmasPalcoBrasil-2017, produzido pela Fervedouro Produções em parceria com a Fundação Cultural de Palmas (FCP).

Em turnê pelo Brasil, a peça usa elementos do cinema para contar a história de um casal, vivido por Luana Piovanni e Leonardo Medeiros, que acabou de se separar. E se eu não te amar amanhã? mergulha nas questões que rodeiam a relação deste casal para entender por que muitas vezes o amor tem data de validade e em qual momento ele começa a vencer.

A cineasta Sandra Werneck, que já realizou 18 filmes, entre ficções e documentários (Pequeno Dicionário AmorosoCazuza o tempo não paraSonhos Roubados), traz para o teatro a sua experiência de direção de cinema. Em E se eu não te amar amanhã?, o público é levado a um set de filmagens, em um estúdio com vários ambientes, onde o olhar da plateia toma o lugar da câmera. O cenário revela os bastidores, com contrarregras em cena colocando objetos, ajustando a luz, resolvendo detalhes para o andamento da “filmagem”. Os atores estão sempre no palco, atuando, mudando o figurino. Aos poucos, a mágica por trás de uma produção é revelada ao público.

Sinopse

E se eu não te amar amanhã?

O texto inédito de Julia Spadaccini reúne, pela primeira vez num palco, Luana Piovani, Leonardo Medeiros e Marcelo Laham. Eles contam a história de Samantha, uma atriz de novelas, e de Gustavo, um escritor sem inspiração, que acabaram de se separar por causa de uma aparente bobagem cotidiana. O amigo Zé Roberto, com suas visitas, mantém o casal próximo. Samantha e Gustavo parecem ter aceitado o fato de que o casamento deles ruiu e não tem mais volta, mas Zé Roberto não. Ele não consegue conceber que aquele casal que ele tanto amou não estará mais junto.

Através do leva e traz de Zé, de sua tentativa frustrada de unir novamente os dois, e de Suelen, garota de programa transexualcontratada por Gustavo, a peça mergulha num quebra-cabeças engenhoso em que todos os personagens aos poucos vão descortinando seus medos, desejos e a trama, que antes parecia uma comédia romântica inofensiva, se revela como uma despretensiosa reflexão das relações amorosas contemporâneas.