Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para as oficinas do Projeto Menina Mãe que tem como objetivo oferecer atenção especial a adolescentes, que durante uma fase conturbada de alterações hormonais e emocionais próprias da puberdade, engravidam e precisam enfrentar mais uma série de mudanças físicas e emocionais, além de serem levadas a assumir importante papel social de criar e educar.

As oficinas são direcionadas às adolescentes com até 20 anos incompletos, que estejam preferencialmente em sua primeira gestação. Os três encontros acontecerão no auditório do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos, com vagas limitadas para 15 gestantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone: (63) 3218-7790 (setor de Humanização - HMDR).

O primeiro deles acontece dia 10 de outubro, de 14h às 18h, é voltado para adolescentes que estejam no 2º trimestre de gestação, com temas direcionados aos aspectos emocionais da adolescência, métodos anticoncepcionais, mudanças do corpo e práticas saudáveis na gravidez.

Já o segundo encontro, do qual podem participar adolescentes que estejam no 3º trimestre de gestação, será voltado para temas como aleitamento materno e cuidados com o recém-nascido, acontecerá dia 10 de novembro, de 8h às 12h.

O terceiro e último encontro é direcionado a adolescentes no terceiro trimestre de gravidez e será realizado no dia 30 de novembro, de 14h às 18h, sob os temas: trabalho de parto, sinais e sintomas e o que fazer, melhor hora para internar, importância do acompanhante e qual seu papel, parto normal e cesárea, plano de parto e visita guiada às dependências da maternidade.

De acordo com a fisioterapeuta obstétrica e coordenadora do projeto, Wilma Manduca, a maioria das adolescentes enfrentam dificuldades como falta de apoio da família e compromisso do pai da criança. “O Projeto surgiu como forma de oferecer apoio emocional a essas adolescentes. Queremos ajudá-las a passar por este momento de transformação de uma forma mais tranquila e sensibilizá-las quanto sua capacidade de exemplo e influência junto a outras adolescentes”, disse.

Wilma destacou ainda que a linguagem e abordagem das oficinas serão totalmente direcionadas a esse público. “Vale ressaltar ainda que as três oficinas são para a mesma turma. A mesma gestante faz o ciclo de três encontros e após isso abriremos vagas para novas turmas, com outras adolescentes”, enfatizou.

O Projeto

O projeto Menina Mãe faz parte do Projeto Dona Regina pelo Parto Natural e reforça a importância do pré-natal, parto natural e aleitamento materno para a saúde e bem-estar da mãe e do bebê.