Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Os técnicos que prestam serviços atendendo os produtores em suas propriedades, proporcionando melhorias através da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins, (SENAR/TO), receberam a capacitação do Curso Trabalhador na Ovinocultura. O treinamento foi realizado para 13 dos 45 técnicos da ATeG, as aulas teóricas foram ministradas no município de Barrolândia / TO, e as práticas em duas propriedades rurais, na Fazenda Barra do Dia e na Estância Alto da Serra.

De acordo com o instrutor médico veterinário, Geraldino Ferreira Paz, o Treinamento foi baseado na metodologia da Assistência Técnica e Gerencial do Senar, e buscou orientar e atualizar os técnicos para que possam levar aos produtores rurais informações com total segurança. “O nosso foco principal é que nossos técnicos ensinem aos produtores, como se ter lucro, agregando valor ao produto final, aumentando a escala de produção e reduzindo os custos”, explicou o instrutor.

Segundo Geraldino, para obter uma ovinocultura lucrativa o produtor precisa aliar técnica, instalações adequadas, animais de alta reprodução, mão de obra qualificada e união entre os criadores, sem se esquecer da Gestão da propriedade e da criação. “Assim é possível avançar na produção e principalmente evoluir no cenário nacional e as vezes até internacional, é aí que entra a peça fundamental que são os nossos técnicos, pois são vocês que através dessas capacitações irão estar no campo transmitindo de maneira correta ao produtor”, destacou Geraldino.

Para o técnico do Senar, Leandro Pereira de Jesus, “Nossa principal missão é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos produtores atendidos pela assistência técnica, queremos passar o melhor aos nossos produtores, eu tenho certeza que este treinamento irá acrescenta ainda mais no meu curriculum, e que irei passar muitos conhecimentos e inovações aos produtores”, declarou Leandro.