Estado

Foto: Divulgação Juiz Francisco de Assis Garcês, juiz Gabriel Brum, desembargador federal I'talo Mendes e a juíza federal Roseli Ribeiro Juiz Francisco de Assis Garcês, juiz Gabriel Brum, desembargador federal I'talo Mendes e a juíza federal Roseli Ribeiro

“A instalação da 2ª Vara e a inauguração desse novo prédio representa a concretização dos dizeres: justiça acessível, rápida e efetiva”, destacou o vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargador federal I’talo Mendes, na noite dessa segunda-feira (16) durante a inauguração da nova sede da Justiça Federal, em Araguaína (TO), e a instalação da nova Vara Federal no município. Participaram do evento diversas autoridades e servidores da Subseção Judiciária.

Para o diretor do Foro da Seção Judiciária do Tocantins, Gabriel Brum, a ampliação da Justiça Federal era algo imprescindível para a região. “Nosso papel é o de fazer justiça na vida do cidadão. São mais de 22 mil processos em tramitação e sabemos da importância de cada um deles”, afirmou antes de agradecer o apoio da bancada parlamentar do Tocantins no Congresso Nacional, dos magistrados e dos servidores que atuaram nos últimos seis anos na Justiça Federal no município pela contribuição para tornar a 2ª Vara Federal uma realidade.

A nova vara terá competência geral e atuará como Juizado Especial Federal Adjunto, com isso, de acordo com a diretora da Subseção, juíza federal Roseli Ribeiro, o acervo processual será praticamente dividido entre a duas varas. Para o magistrado que responderá pela nova unidade, juiz federal Francisco de Assis Garcês, o trabalho será intenso para que a expectativa da população seja correspondida. ”Nós vamos necessitar de todo um esforço concentrado. O que podemos oferecer é um trabalho diário para que a vara possa efetivamente contribuir para a solução dos conflitos na região de Araguaína”.

A criação da 2a Vara da Subseção Judiciária de Araguaína foi instituída no dia 13 de janeiro de 2016, por meio da Lei nº  13.252/16, sancionada pela então presidente Dilma Rousseff. Com a instalação da Vara, foram nomeados um magistrado e nove servidores, sendo todos analistas judiciários. Atualmente, 52 municípios fazem parte da jurisdição da Subseção Judiciária de Araguaína.

Nova Sede

O novo prédio da Justiça Federal, em Araguaína, está localizado na Avenida José de Brito Soares, Quadra M-12, Lote 5, no Setor Anhanguera, possui 1.049,01m2, distribuídos em dois pavimentos, sendo: duas secretarias com banheiro e copa para os servidores; quatro gabinetes para juízes; duas salas para audiências; duas salas para perícias e conciliação; três salas administrativas; um protocolo; mezanino e hall de entrada.

Por: Redação

Tags: Araguaina, Justiça Federal