Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Acontece no próximo dia 20, no Restaurante Agenda 21, em Rio Azuis - Aurora do Tocantins, a partir das 20 horas, show GastroCultural. O evento busca fortalecer a identidade cultural regional, fomentar a gastronomia local e ainda, conscientizar o público sobre a conservação do Rio Azuis 

Aos que desejarem participar, o ingresso de entrada custará R$ 10 ou uma muda de planta (Tamarindo, Ipê, Tamboril, Bacupari, Imbaúba, Cedro, Ingá, Laranjeira, entre outras), que serão implantadas na mata ciliar do Rio Azuis.

O evento busca valorizar a identidade cultural regional, fortalecer a gastronomia local e preservar o Rio Azuis, recuperando a mata ciliar, plantando as mudas de plantas nativas.

Juraildes da Cruz, Chiquinho Chokolate, Fred Aymara e Helinton Bettes serão as atrações do evento. 

Atrações:

- Juraildes da Cruz (Aurora do Tocantins - TO)

O cantor Juraildes da Cruz em suas composições compõe com grande inspiração o Tocantins e sua cidade, Aurora, cantando músicas autorais, com referências musicais em ritmos como MPB, sertanejo de Raiz, cantigas de roda, folia de reis, catiras, forró pé de serra, jovem guarda, rock dos anos 70 entre outras.

Já recebeu vários prêmios, dentre eles em 2010 o 21º Prêmio da Música Brasileira, como melhor cantor pelo voto popular. Participou da trilha sonora da novela da Rede Globo, A Favorita, com a música "Memória de Carreiro". 

Já participou de mais de 100 festivais de música onde já se apresentou ao lado de Genésio Tocantins, Caetano Veloso, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Osvaldo Montenegro, Fagner, Alceu Valença, Jackson do Pandeiro, Sebastião Tapajós e outros. Participou do CD Canto Cerrado e teve músicas gravadas por artistas como Pena Branca e Xavantinho, Xangai, Eugênio Avelino. 

- Chiquinho Chokolate (Gurupi - TO)

Artista talentoso e versátil, de Gurupi Tocantins, tem repertório diversificado com MPB, Forró, Rock, músicas regionalistas, internacionais, entre outros. Em suas turnês pelo Brasil já fez shows com Família Braga, Diomar Naves, Paulo Albuquerque, Rui Prado, cantou tributo a Legião Urbana, tem um projeto paralelo com sua banda de Forró e vem cativando o público por onde passa, e levando a cultura Tocantinense pelo país.

- Fred Aymara (Manaus - AM)

Já viajou levando sua arte e sua música por todo o Brasil, quase todos os países da América Latina, e na Espanha, onde morou e fez diversos shows com ritmos como Samba, MPB, Reg, forró-pe-de-serra e músicas espanholas. Nasceu em Manaus Amazonas, de origem indígena da etnia Ticuna. Todas essas vivências trouxeram uma forte identidade cultural. Fred Aymara tem sido um grande incentivador da música no Rio Azuis, fazendo shows acústicos e proporcionando ao público experiências memoráveis.