Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Buscando garantir a segurança dos detentos, agentes, servidores e do público que necessita ir aos presídios do Tocantins, todas as 41 unidades prisionais do Estado passaram por uma operação padrão de revista nessa quinta-feira, 9, simultaneamente. Os adentramentos aos pavilhões e celas começaram às 8 horas, sendo alguns concluídos no final da manhã, outros ainda no decorrer da tarde desta quinta, e no caso da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), em Araguaína, segue até esta sexta-feira, 10. Para que isso ocorresse, durante os procedimentos, por questão de segurança, todos os acessos externos aos ambientes carcerários foram impedidos. 

Especificamente na Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP), os atendimentos ao público foram restabelecidos às 14 horas desta quinta. Em algumas unidades, as visitas foram retomadas tão logo finalizadas as revistas. “Naquelas unidades, com visitas de familiares programadas para esta manhã [quinta-feira], elas serão liberadas para sexta-feira, dia 10”, explicou o superintende do Sistema Penitenciário, Renato Mendes Arantes.

Segundo o secretário de Estado da Cidadania e Justiça, coronel Glauber de Oliveira Santos, os adentramentos simultâneos não visam somente encontrar objetos ilícitos, mas também reforçar os protocolos de segurança nas unidades prisionais, de forma a garantir a integridade física da população carcerária, dos servidores e demais públicos externos que necessitam acessar os ambientes carcerários, conforme consta na Lei de Execução Penal (LEP). “A participação da Polícia Militar foi fundamental, dando o suporte necessário aos servidores do Sistema Penitenciário envolvidos na operação”, ressaltou Renato Mendes. 

Um total de 636 pessoas, entre homens e mulheres, participaram da operação, sendo 416 técnicos em defesa social, 86 servidores administrativos, 95 policiais militares e 39 policiais civis. Ao todo, foram encontrados 30 aparelhos celulares, 181 armas artesanais, 300 litros de bebidas destiladas (artesanais), 86 porções de drogas análogas à maconha, 16 balanças artesanais, 29 terezas (cordas artesanais), cinco pen drives, quatro fones de ouvido, um chip de telefonia móvel, 17 carregadores de celular, três mergulhões, um alto-falante, um isqueiro, um cadeado e 22 metros de fio elétrico.