Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Brejinho de Nazaré em parceria com o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), lança nesta próxima terça-feira, 14, o Plano Estratégico do Município, às 9h30min, na quadra poliesportiva da escola Wanda Ferreira Cunha. O evento ocorre na data em que o município comemora 59 anos de emancipação política.

O Planejamento Estratégico, trata-se de um Projeto Piloto do TCE, que iniciará por Brejinho e tem o objetivo de orientar os gestores públicos municipais a trabalharem de forma legal e transparente, visando o desenvolvimento econômico-social.

O Plano Estratégico que será lançado, é resultado de trabalho de sete meses de trabalho com oficinas e workshops, supervisionado pela 3ª Relatoria do TCE/TO, com a prefeita, Miyuki Hyashida, técnicos, servidores da prefeitura local, representantes do TCE, vereadores do município, sociedade organizada e população em geral do Município.

Nos encontros foram debatidos pontos fortes, pontos fracos, necessidades, ameaças, até chegar ao modelo que será implantado.

Conforme o TCE, o Planejamento Estratégico de Brejinho de Nazaré “poderá servir de pressuposto para o crescimento e desenvolvimento dos demais municípios tocantinenses, respeitando as devidas particularidades, uma vez que as necessidades de cada município são diferentes”.

Sobre a escolha de Brejinho de Nazaré, o conselheiro do TCE, Wagner Praxes, responsável pela 3ª Relatoria e idealizador do projeto, comenta que a intenção é desenvolver um projeto piloto nos municípios sob a jurisdição da relatoria. “Queríamos um município pequeno para que o trabalho pudesse ser bem desenvolvido.  No caso de Brejinho, pesou também a experiência da prefeita Miyuki Hyashida na gestão pública e sua formação técnica”, explicou Praxedes.

A Terceira Relatoria abrange 26 municípios da região sudeste. Todos os representantes dessas localidades estarão no lançamento do projeto piloto em Brejinho.

Para a prefeita Miyuki Hyashida, é uma grande responsabilidade, o município ter sido escolhido para implantar o projeto piloto. “Ficamos surpreendidos de forma positiva pela escolha do TCE. Administrar com responsabilidade, de forma transparente e com parcerias públicas e privadas têm sido a saída para administrarmos um município pequeno, onde a principal fonte de recursos – o FPM, é de apenas 0,6%,” informa a prefeita.

Localizado na região Central do Tocantins, a 120 km de Palmas, Brejinho de Nazaré, é um dos menores municípios do Tocantins, com população de 5.499 moradores (IBGE,2017).

O Plano Estratégico de Brejinho de Nazaré foi elaborado para ser executado no período de 2017 a 20121. No documento estão estabelecidas as Ações a serem executadas pela atual gestão, a forma como serão realizadas e as metas a serem alcançadas.

Brejinho de Nazaré

A cidade de Brejinho de Nazaré, está situada à margem esquerda do rio Tocantins e à direita do córrego Brejinho que deu origem a seu nome. O início do povoamento do município é de meados do século XIX.

Dentro da área de influência do lago da Usina Hidrelétrica de Lajeado, Brejinho de Nazaré tem grande potencial para a aquicultura, geração de emprego e renda para a comunidade a partir da produção e comercialização de pescados.

Em janeiro a Prefeitura local reativou o Parque Aquícola do Município. O Parque aquícola é formado por 22 áreas, cada área de 3 hectares, onde foram instaladas 27 tanques-redes de onde já foram retiradas mais de três toneladas de peixe.

Implantado em frente ao reassentamento Boa Sorte, o Parque aquícola beneficia 21 pequenos pescadores do município e suas famílias. Os beneficiários têm apoio técnico da prefeitura local, Embrapa e Ruraltins, e financeiro do Banco do Brasil e Banco da Amazônia. (Com informações do TCE/TO).