Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Philipe Bastos As reuniões são o momento de ajustar os ponteiros antes das competições As reuniões são o momento de ajustar os ponteiros antes das competições

Após a chegada e um período de descanso, o primeiro compromisso da delegação tocantinense nos Jogos Escolares da Juventude de Brasília foi para os técnicos e professores dos atletas. Durante todo o dia desta quinta-feira, 16, os treinadores participam das reuniões técnicas de cada modalidade, momento em que os ponteiros são ajustados antes do início das disputas nas pistas, tatames, quadras, arenas e piscinas.

A etapa 15 a 17 anos dos Jogos são realizadas neste ano em Brasília/DF, entre 16 e 25 de novembro. As primeiras modalidades disputadas são as individuais, que envolvem Atletismo, Badminton, Ciclismo, Ginástica Rítmica, Luta Olímpica, Judô, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia e Xadrez. Dessas dez modalidades, o Tocantins conta com representantes em nove, ficando de fora apenas da Luta Olímpica.

Durante as reuniões técnicas, os professores têm a oportunidade de tirar dúvidas e esclarecer pontos específicos do regulamento das modalidades, como transporte, tempos iniciais, uniformes e adequações de equipamentos.

“Este é um momento importante para podermos tirar todas as dúvidas e recebermos todas as informações. Somos apresentados à organização dos Jogos e tomamos conhecimento sobre locais de prova, uniforme, detalhes das competições”, destacou Thiago Emanoel, técnico do Ciclismo.

Para o treinador, esse momento é importante para evitar que as equipes de todas as modalidades sejam punidas, ou impedidas de competir por questões técnicas. “Isso tudo evita imprevistos com os equipamentos e uniformes e nos permite manter o foco somente na competição”, completou.

Abertura

A abertura dos Jogos Escolares da Juventude, 15 a 17 anos, de Brasília, será realizada na noite desta quinta-feira, a partir das 18h, no Ginásio Nilson Nelson. O momento, que contará com a presença de representantes de todas as delegações, promete ser recheado de grandes emoções e espírito esportivo.