Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Philipe Bastos

O primeiro dia de competições foi de bons resultados para os atletas tocantinenses nos Jogos Escolares da Juventude, 15 a 17 anos, realizados em Brasília/DF. Nas pistas de Atletismo e de Ciclismo e no Tênis de Mesa os alunos do Tocantins conquistaram importantes vitórias. A maior competição interescolar do Brasil ainda segue até o dia 25 de novembro com disputas em 14 modalidades individuais e coletivas.

Da pista de Ciclismo veio o resultado mais significativo para a delegação do Tocantins neste primeiro dia de competições. Na prova Contra o Relógio, Ana  Beatriz Nunes Nazeozeno, do Centro de Ensino Médio (CEM) Arizinho, de Gurupi, marcou o tempo 48,365 segundos e ficou na quinta colocação. Vale ressaltar que esta não é a prova mais forte de Ana Beatriz cuja principal característica na modalidade é a resistência, valiosa nas provas de longa distância.

“Estou muito feliz porque estou representando o Tocantins e a minha escola, mas vamos manter a concentração porque ainda tem provas amanhã e depois”, destacou a atleta.

Para o técnico da modalidade, Thiago Emanoel, a colocação final de Ana Beatriz foi importante para que a atleta consiga também bons resultados nas provas de Estrada e Por Equipe. “A Ana Beatriz conquistou esse quinto lugar hoje, que não é a prova específica dela. Nossa expectativa é que venham mais bons resultados nas outras provas que estão por vir”, completou.

Outras modalidades

No Tênis de Mesa, o primeiro dia de Jogos foi reservado para a competição por equipes. No feminino, a dupla formada por Amanda Martins, do Colégio Dom Bosco, e Ana Taynara Pereira, do Colégio Cristo Rei de Pedro Afonso, conseguiram uma boa vitória por 3x0 contra a equipe do Pará, mas acabaram derrotadas pelo time do Paraná. Já no masculino, Luiz Eduardo Santiago, da Escola Estadual Frederico Pedreira Neto, e João Vitor Araújo, do Colégio Estadual Getúlio Vargas, de Aragominas, fizeram boas partidas contra a forte equipe do Rio Grande do Sul, mas acabaram derrotados na estreia por 3x2.

No Atletismo, Manoel de Souza Martins, da Escola Estadual Liberdade, e Hagnes Gomes, da Escola de Tempo Integral (ETI) Caroline Campelo, conseguiram bater seus adversários e passaram às semifinais dos 100m rasos.