Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Pedro Barbosa

O governador Marcelo Miranda e a comitiva tocantinense que se encontram em Missão Oficial na Europa desde a segunda-feira, 13, reuniram-se na manhã desta sexta-feira, 17, com empreendedores de duas grandes empresas em Gorichem, na Holanda: Chris Kornet, CEO (diretor executivo) da Concórdia Group; e com o presidente da Damen Shipyards, René Berkvens. Eles estiveram acompanhados da embaixadora do Brasil nos Países Baixos, Regina Dunlop.

Nas duas empresas, Marcelo Miranda e membros da comitiva apresentaram números e condições naturais do Estado do Tocantins, que favorecem investimentos em ferrovia e hidrovia. "Estamos no lugar e no momento certo em busca de novos investimentos. Acredito que temos tudo para fecharmos parcerias favoráveis, tanto para o Tocantins, quanto para as empresas que se interessem em investir no nosso Estado", avaliou o governador.

"Nossa presença tem o objetivo de iniciarmos um primeiro contato, uma discussão, não só na construção de barcos e de logística [especialidade da Concórdia Group], mas sobre a navegabilidade de nossos rios; e também buscarmos parceiros com expertise na derrocada de pedreiras [caso da Damen]", disse Marcelo Miranda.

O secretário de Estado do Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Alexandro Castro, fez uma apresentação técnica. "Trabalhamos para garantir a navegabilidade dos dois principais rios do Tocantins, de transporte da nossa produção agrícola. O Governo do Tocantins pretende trabalhar em busca de parcerias público-privadas", ressaltou.

Concórdia Group

Na Concórdia Group, Marcelo Miranda foi surpreendido pelo conhecimento de Chris Kornet sobre o Tocantins. O CEO revelou já haver levantamento sobre as condições de navegabilidade dos rios Araguaia e Tocantins. Ele disse acreditar na navegabilidade desses rios, com alguns ajustes. Dentre eles, citou o Pedral do Lourenço. E sugeriu que "a melhor saída para o transporte, especialmente para exportação da soja no Tocantins, é por meio de contêineres. Essa é a melhor indicação para um futuro próximo, porque é a melhor opção para reduzir preços".

Damen Shipyard

Na segunda visita, a comitiva tocantinense foi recebida pelo presidente da Damen Shipyards, René Berkvens; pelo diretor de vendas das Américas, da empresa, Sander van Oord; pelo diretor Simon Provoost e pelo gerente de vendas, Pieter Becker. "Para nós, é gratificante receber uma delegação com interesses em conhecer nossa empresa. Já temos investimentos na América do Sul, em especial no Brasil. Temos interesse em boas parcerias", afirmou o presidente René Berkvens.