Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação SSP/TO

Desde a última segunda-feira, 20, a Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da Academia da Polícia Civil (Acadepol) está realizando a etapa de Palmas do projeto: “Academia Itinerante: a formação continuada como instrumento de construção de uma Polícia Civil Cidadã.

O projeto Academia Itinerante busca a extensão do ensino e de ações de saúde voltadas aos policiais civis de todo o Estado, com a finalidade de promover o aperfeiçoamento intelectual e operacional dos servidores, além de reduzir o grau de exposição aos fatores de risco de adoecimento no trabalho. Com isso, os policiais terão uma atuação mais eficiente e eficaz em prol da sociedade tocantinense.

Durante as instruções, os policiais civis estão sendo capacitados nas disciplinas de: Qualidade de Vida e Saúde, Relações Interpessoais e Qualidade no Atendimento ao Público, Operações Policiais (armamento e tiro, cumprimento de mandados de alto risco, uso progressivo da força e técnicas de abordagem policial), Procedimentos de Polícia Judiciária, Investigação Criminal e Inteligência Policial. 

Em Palmas, estão sendo capacitados aproximadamente 160 policiais civis entre Delegados de Polícia, Agentes de Polícia, Escrivães de Polícia, Papiloscopistas, Peritos Oficiais elem de Agentes de Necrotomia , os quais foram divididos em 05  turmas. O curso tem previsão de encerramento no próximo dia 2 de dezembro. Além do treinamento, também estão sendo disponibilizados atendimentos psicossociais aos policiais e seus familiares.

De acordo com o Delegado Marcelo Falcão, Diretor da Acadepol, a Academia Itinerante busca atualizar os policiais civis de acordo com a moderna concepção de Polícia Civil adotada nos Cursos de Formação Profissional ministrado pela Academia durante o ano de 2016, além de melhorar a qualidade de vida dos servidores nos âmbitos familiar, social e profissional.

Dessa maneira, espera-se que os servidores possam retribuir à sociedade com a prestação de um serviço com ainda mais excelência.

Ainda segundo o Delegado Falcão, durante todo ano de 2107, a Academia Itinerante levou sua equipe multiprofissional às 13 Delegacias Regionais da Polícia Civil, que compreendem as cidades de Arraias, Dianópolis, Gurupi, Guaraí, Pedro Afonso, Colinas, Araguatins, Tocantinópolis, Araguaína, Porto Nacional, Alvorada, Miracema e Paraíso do Tocantins, bem como a todos os municípios que integram as referidas regionais.

A Academia da Polícia Civil Itinerante percorreu o Estado a bordo de  três ônibus, sendo um deles adaptado para sala de aula, outro para transporte de alunos e um terceiro para consultório de atendimento psicossocial, além dos equipamentos tecnológicos necessários às instruções. 

Em menos de dois anos, a Acadepol treinou mais de 1200 alunos, ministrou mais de 9000 horas/aula e percorreu todas as Regionais do Estado.