Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Com o objetivo de promover as manifestações artísticas e culturais, por meio da vivência  e disseminação do conhecimento, a Associação de Mulheres Artesãs e Empreendedoras (Amae) realiza o 3° Encontro de Arte e Cultura de Lajeado. Aberto oficialmente na noite desta quinta-feira, 23, o evento se estende até o próximo sábado, 25, no Centro de Artesanato Poeta José Gomes Sobrinho, em Lajeado do Tocantins (a 54 Km de Palmas).

Nesta edição, o encontro tem como tema central o “Turismo Sustentável, Ecológico e Arqueológico”. A presidente da Amae, Maria das Graças Gomes Monteiro, destacou que a iniciativa de realizar o encontro partiu do desejo de promover uma reflexão e um debate sobre a arte e a cultura, proporcionar a vivência cultural e despertar  na comunidade o interesse em lidar com a arte com respeito, desejo de preservação e, sobretudo, para fortalecer o sentimento de pertencimento.

Na solenidade de abertura, a superintendente de Desenvolvimento da Cultura do Estado, Noraney de Fátima Fernandes de Castro,  enfatizou a importância deste espaço de diálogo acerca da cultura. "Nestes espaços que temos a oportunidade de construir conceitos e também de descontruir outros, e é isso que promove o fortalecimento de um povo", destacou, reforçando o papel crucial desempenhado pelos agentes culturais, artesãos e demais envolvidos com a cultura  em prol do desenvolvimento econômico e social do município.

Riqueza cultura e turística

O município de Lajeado abriga o Sítio Arqueológico da Serra, onde é possível ver painéis com inscrições rupestres. Essas inscrições foram incorporadas ao artesanato local, produzido à base de cerâmica. Lajeado também possui atrativos turísticos naturais como cachoeiras, rios, grutas, balneários e mirantes.

O evento é destinado a toda a comunidade de Lajeado, mas também, busca atrair o interesse dos municípios do entorno. A programação conta com palestras, oficinas, apresentações culturais, shows e gastronomia local, além da exposição de artefatos arqueológicos líticos e cerâmicos, extraídos da região. Hoje, estes artefatos estão sob a responsabilidade do Núcleo Tocantinense de Arqueologia da Universidade Estadual do Tocantins (Nuta/Unitins), em Porto Nacional e, conforme destacou a presidente da Amae, serão expostos pela segunda vez em Lajeado. "O nosso proposito é que essa exposição pudesse alcançar os municípios vizinhos  tais como Miracema, Tocantínia, Aparecida do Rio Negro e Palmas, uma vez que em toda essa região tem a arte rupestre", destacou.

Apoio

O evento é uma realização da Associação de Mulheres Artesãs Empreendedoras de Lajeado (Amae), com apoio do Sebrae, da prefeitura municipal e da Investico, assim como do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e do Núcleo Tocantinense de Arqueologia da Universidade Estadual do Tocantins (Nuta/Unitins).

Programação

Dia 24

8h30 - Apresentação musical com os alunos do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência.

8h30 - Oficina de decoupagem com material reciclável.

9h30 - Palestra: Ecologia do Cerrado.

10h30 - Palestra: Conhecendo a APA Serra do Lajeado.

14h - Mesa redonda: Turismo Sustentável, Ecológico e Arqueológico.

16h - Oficina de Bonecas.

17h - Apresentação musical.

19h - Palestra: Empreendedorismo.

20h - Quadrilha Junina Incendeia.

21h - Lançamento de CD Gospel.

22h - Apresentação artística.

Dia 25

9h - Apresentação de dança indígena Xerente.

9h30 - Oficinas de cosméticos e produtos de limpeza com aromas do Cerrado.

10h30 - Oficina de modelagem.

14h - Palestra: Histórias da Pedreira.