Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

De 23 a 25 de novembro acontece, no Centro de Artesanato Poeta José Gomes Sobrinho, em Lajeado do Tocantins, o 3° Encontro de Arte e Cultura de Lajeado Tocantins. Com o tema “Turismo Sustentável, Ecológico e Arqueológico”, o evento tem como objetivo despertar a consciência dos participantes para a importância da preservação do patrimônio cultural, ambiental e turístico do município.

O evento é uma realização da Associação de Mulheres Artesãs Empreendedoras de Lajeado (AMAE) e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e do Núcleo Tocantinense de Arqueologia da Universidade Estadual do Tocantins (Nuta/Unitins).

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento da Cultura da Seden, Noraney Fernandes, esse será um espaço importante de conhecimento e de valorização do patrimônio arqueológico, antropológico, artístico, histórico e cultural de Lajeado.

O município de Lajeado abriga o Sítio Arqueológico da Serra, onde é possível ver painéis com inscrições rupestres. Essas inscrições foram incorporadas no artesanato local feitos em cerâmica. Lajeado também possui atrativos turísticos naturais como cachoeiras, rios, grutas, balneários e mirante.

Noraney explica ainda que associar turismo cultural, com preservação natural e valorização do patrimônio arqueológico, histórico e artístico pode ser uma importante alternativa para desenvolver a economia local de modo sustentável.

A programação do evento conta com palestras, oficinas, exposições e apresentações culturais. Ainda terá visita a Usina Hidrelétrica de Lajeado e pintura facial para crianças.

Programação

Dia 23

19h - Abertura.

20h - Apresentação do coral municipal “Viva Vida”.

21h30 - Apresentação da Fanfarra da Escola Municipal Sebastião de Sales Monteiro.

22h30 - Show musical.

Dia 24

8h30 - Apresentação musical com os alunos do Colégio Estadual Nossa Senhora da Providência.

8h30 - Oficina de decoupagem com material reciclável.

9h30 - Palestra: Ecologia do Cerrado.

10h30 - Palestra: Conhecendo a APA Serra do Lajeado.

14h - Mesa redonda: Turismo Sustentável, Ecológico e Arqueológico.

16h - Oficina de Bonecas.

17h - Apresentação musical.

19h - Palestra: Empreendedorismo.

20h - Quadrilha Junina Incendeia.

21h - Lançamento de CD Gospel.

22h - Apresentação artística.

Dia 25

9h - Apresentação de dança indígena Xerente.

9h30 - Oficinas de cosméticos e produtos de limpeza com aromas do Cerrado.

10h30 - Oficina de modelagem.

14h - Palestra: Histórias da Pedreira.