Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Empregos e Serviços

Foto: Carlessandro Souza

Foto: Carlessandro Souza

A secretária do Trabalho e da Assistência Social (Setas), Patrícia do Amaral, assinou na manhã desta terça-feira, 28, um termo de Cooperação com a empresa Rivoli do Brasil, responsável pela construção da ponte que ligará o município de Porto Nacional à rodovia BR 153.  A empresa foi representada no ato pelo gerente Matteo Rossi.

O termo visa oficializar a cooperação entre as partes com o objetivo de intermediar a mão de obra que será empregada na construção. De acordo com a secretária Patrícia, o papel do Sine é apoiar as empresas do Estado e possibilitar que as contratações sejam de trabalhadores locais. “A ponte é uma necessidade de Porto Nacional e do Estado, para nós é uma grande satisfação contribuir para esse momento histórico. Nosso objetivo é unir forças para dar maiores chances aos nossos trabalhadores”. Completou a gestora.

Entre os serviços disponibilizados pelo Sine estão a intermediação de mão de obra, ações de qualificação, como palestras motivacionais e de segurança no trabalho, pré seleção psicológica, emissão de Carteira de Trabalho e habilitação para Seguro Desemprego.

Segundo o representante da Rivoli no Tocantins, Matteo Rossi, a previsão da empresa é oferecer até 400 vagas de emprego nos momentos auges da construção e explica: “Os trabalhos prévios de topografia, marinha, estudo ambientais, entre outros, já iniciaram, mas o momento de maiores contratações provavelmente acontecerá em julho, se tudo correr bem”.

Para Matteo a parceria com o Sine será importante, principalmente porque existem funções mais específicas na obra que podem exigir uma maior pesquisa em busca dos trabalhadores.

Sobre a obra

A nova ponte vai substituir a estrutura atual, que está parcialmente interditada desde setembro de 2011. Atualmente, somente veículos que tenham menos de 30 toneladas podem atravessar.

A obra tem orçamento de R$ 130 milhões e terá 1.488 metros de extensão, sendo 1.088m de armação de concreto e 400m de aterro. A estrutura atual tem somente 900 metros e foi construída na década de 1970.