Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), paralisaram todas as suas atividades no Estado e protestam na manhã desta quarta-feira, 13, em frente à Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), em Palmas/TO, pelo recebimento do Redade (Ressarcimento de Despesas de Serviços Agropecuários aos servidores da Adapec) - em atraso desde outubro - e por condições de trabalho. 

Ambas as pautas de mobilização são corriqueiramente cobradas pelos servidores da Adapec. Ao Conexão Tocantins, o presidente da Associação dos Servidores da Adapec (AFA-TO), Wiston Gomes, informou que cerca de 150 trabalhadores estão, desde às 8 horas, na frente da Sefaz, na tentativa de obter respostas e sensibilizar o Governo do Estado quanto ao pagamento do Redade. "Estamos tendo prejuízos ao longo dos últimos anos. Esse ressarcimento está constantemente atrasando e todo final de ano é a mesma coisa", disse Wiston. 

Segundo o presidente da AFA, no Estado, 806 profissionais estão sendo afetados pelo não pagamento do benefício. Com o Redade, o servidor da Adapec que se descola de uma ponta a outra do Estado, custeia as despesas com a locomoção, alimentação e outros. "Estamos buscando a liberação do saldo financeiro para pagamento. O Siafem ( Sistema Integrado de Administração Financeira) fecha dia 28 e caso feche, não haverá condição de pagamento", explicou. 

Condições de Trabalho 

Um fiscal que preferiu não ser identificado, disse ao Conexão Tocantins que os servidores estão com as finanças comprometidas. "Estamos apertados porque temos que tirar do nosso salário, que não é muito, para poder trabalhar. A Adapec vem sendo carregada nas costas dos funcionários", disse

Segundo o fiscal, são muitas cobranças aos fiscais, mas, em contrapartida, "quando tem carro, não tem o combustível, não tem pneu. Internet, na maioria dos postos fiscais, são pagas por nós, funcionários! E é cobrando, cobrando, uma perseguição grande em cima de nós. O Estado está aí livre de febre aftosa por 19 anos e não somos valorizados. Nem fiscais, inspetores, nem ninguém", lamentou. 

O servidor foi ainda mais contundente. Disse que, ou a administração valoriza e proporciona condições de trabalho, ou os postos fiscais do Estado serão fechados. "Não aguentamos mais. Ou muda essa forma de administração, passe a valorizar e dar condições de trabalho, ou vamos parar, fechar postos fiscais, e é isso que eles querem. Estão nos deixando indignados. Não sabemos se o governador tem esse conhecimento, mas se estiver está sendo omisso. Estou falando em nome de todos os servidores da Adapec. Ano que vem tem eleição, não adianta vir bater nas nossas costas porqueq temos sofrido demais. Esse comando está podre", chegou a dizer. 

Serviços afetados com a paralisação:

 1) emissão da Guia de Transito Animal (GTA), indispensável para o transporte de animais;

2) fiscalização em trânsito, eventos, lojas agropecuárias, feiras, exposições e leilões;

3) recebimento de comunicado de vacinação contra a Febre Aftosa;

4) inspeção;

5) atendimento aos produtores e vários outros serviços.

Adapec posiciona-se 

A Adapec informou que somente o Redad) referente ao mês de outubro está atrasado, pois é pago no dia 25 de cada mês subsequente, ou seja, no dia 25 de novembro, e que, portanto o atraso é de 18 dias. Esclareceu ainda que todos os esforços estão sendo feitos para honrar os compromissos.

O Conexão Tocantins aguarda posicionamento da Sefaz. (Matéria atualizada ás 10h26min)