Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Colegiado debateu temas relativos ao ano que se finda e outros a serem providenciados em 2018

Colegiado debateu temas relativos ao ano que se finda e outros a serem providenciados em 2018 Foto: Ana Regina

Foto: Ana Regina Colegiado debateu temas relativos ao ano que se finda e outros a serem providenciados em 2018 Colegiado debateu temas relativos ao ano que se finda e outros a serem providenciados em 2018

Aconteceu nesta sexta-feira, 15, a 52ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Meio Ambiente (COEMA) no auditório da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). Na reunião do colegiado, de caráter consultivo e deliberativo, estiveram em pauta assuntos relativos ao ano que se finda e outros a serem providenciados em 2018, além do calendário de reuniões para o próximo ano.

Na ocasião, foi apresentado aos conselheiros o novo Sistema de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos (Sigers). Desenvolvido em módulos de atuação, o Sigers possui características simples e funcionais para facilitar o acesso dos gestores dos municípios, auxiliando a Semarh a identificar necessidades, deficiências e orientar a melhor solução para as demandas de cada região.

Defendendo o novo sistema, a secretária do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carreira, declarou na reunião que “muita energia foi dedicada a esta construção e certamente é uma importante ferramenta para que possamos avançar na gestão de resíduos sólidos no nosso estado”.

Além deste tema, entre as pautas desenvolvidas na reunião esteve a apresentação do balanço das ações do Fundo Estadual de Meio Ambiente (FUEMA) pelo representante do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) no ano de 2017 e o Plano de Aplicação para 2018.