Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realiza nesta sexta-feira, 19, às 10h, a inauguração da Central Estadual de Insumos Estratégicos, duas pick-ups fumacê e dois furgões refrigerados para armazenamento e distribuição de imunobiológicos.

As instalações da nova Central de Insumos Estratégicos, que funcionará no Setor de Chácara Coqueirinho, etapa II, TO-050, próximo a Taquaralto, atendem às diretrizes do Ministério da Saúde e tem como atividade o recebimento e armazenamento de insumos estratégicos utilizados para o combate e controle de vetores e distribuição para os depósitos municipais, armazenamento adequado de inseticidas de combate à larva e insetos causadores de doença, materiais utilizados para os trabalhos em campo para o controle de vetores, Equipamento de Proteção individual (EPI), Central de UBV pesada (fumacê) e depósito de resíduos e embalagens para descarte.

Para reforçar de forma mais efetiva o controle de vetores e fortalecer o combate ao mosquito Aedes Aegypti nos municípios em situação de excepcional fragilidade epidemiológica, também serão entregues duas pick-ups fumacê, equipamento de maior porte e com maior capacidade de dispersão, utilizado para os inseticidas na eliminação das fêmeas de Aedes aegypti.

Os veículos serão utilizados para bloqueio de transmissão e para controle de surtos ou epidemias, de forma complementar às outras medidas de controle vetorial (vistorias domiciliares, limpeza pública, educação em saúde, etc).

Furgões Refrigerados

Durante a inauguração, o Governo fará ainda a entrega de dois furgões refrigerados que atenderão à Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos da Rede de Frio (CEADI/TO).

Os veículos foram adquiridos com o objetivo de atender à necessidade logística da CEADI/TO, que tem como finalidade reduzir a morbimortalidade causada pelas doenças preveníveis por meio da imunização.

Os furgões refrigerados servirão para garantir a distribuição das vacinas assegurando uma melhor qualidade dos imunobiológicos que devem ser acondicionados em ambiente seguro, entre 2° e 8°C, para que suas características imunogênicas sejam mantidas e consequentemente contribuam para a manutenção da erradicação, eliminação e controle das doenças imunopreveníveis.