Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O pré-candidato ao Governo do Tocantins, Márlon Reis, ex-juiz e um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa, proferiu palestra para cem bolsistas do projeto RenovaBR. Reis falou sobre a sua própria experiência de pré-candidatura fora das velhas fórmulas de conquista de votos, baseadas na compra de lideranças e no clientelismo.

Ele estimulou os presentes ao auditório do Hotel Tryp Berrini, em São Paulo, a lutarem para mudar a atuação do legislativo federal e dos estados. E afirmou: “A política, na forma como vem sendo realizada no Brasil, é irracional e está levando o Brasil e os estados ao colapso. Alguns já quebraram. Meu estado, o Tocantins, está em situação desesperadora. Só uma geração de políticos com novas práticas de integridade e transparência pode reverter esse quadro”. 

O ex-juiz parabenizou os presentes pela decisão de participar das eleições: “Todos nós estamos saindo das nossas posições cômodas para enfrentar campanhas muitas vezes desleais. A tarefa de vocês não será fácil, e por isso mesmo muito valorosa e essencial”.

Também convidada para proferir palestra no evento, a senadora Ana Amélia (PP-RS) pediu aos pré-candidatos que se preparem para enfrentar um jogo muitas vezes perverso. “Todas as campanhas que fiz foram totalmente respeitosas, mas meus adversários tentaram usar a tática da destruição de reputações. Não aceitem isso. Não tenham medo”, disse a parlamentar gaúcha.

O RenovaBR é uma iniciativa formadora de lideranças políticas que visa a preparação de potenciais candidatos ao cargo de deputado federal e estadual. Para tanto, promove formação e conteúdo de inteligência política, bolsas de estudo e mentoria. Trata-se de uma organização apartidária e independente que objetiva oxigenar a política nacional a partir de uma visão que combina o combate irrestrito à corrupção, gestão fiscal responsável, priorização do cidadão em detrimento da máquina pública, políticas sociais que promovam a igualdade de acesso à educação básica, saúde e segurança de qualidade, respeito às liberdades individuais e, por fim, gestão sustentável dos recursos naturais.