Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Olericultura é o termo utilizado para designar o cultivo de plantas com consistência herbácea, geralmente com ciclo curto e tratos culturais intensivos. São as conhecidas hortaliças produzidas em hortas. Para instalar uma horta, geralmente, não há a necessidade de uma área grande, dependendo da finalidade da produção. Foram repassadas aos alunos, noções de escolha do local, coleta, amostra e preparo do solo, produção de mudas, preparação de sementeiras, plantio de sementes e mudas.

O fundamental é observar as condições climáticas, insolação, o tipo de solo, a topografia, vento, água e até o acesso ao local. Para garantir uma produção de hortaliças de qualidade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR/TO) desenvolve o curso de Trabalhador na Olericultura - Tratos Culturais. Na manhã de hoje, 18 produtores rurais que finalizaram o curso, receberão seus diplomas de certificação. O evento acontecerá na Avenida Goiás em Nova Olinda, com a presença da presidente do sistema Faet/Senar, Kátia Abreu.

A presidente Kátia Abreu ressalta que os cursos do Senar, são de suma importância a capacitação dos trabalhadores rurais para que obtenham melhores resultados em suas atividades profissionais, atuando corretamente, de acordo com as técnicas indicadas. “A profissionalização, por sua vez, proporciona ao trabalhador rural o preparo para a atuação e a competitividade no mercado de trabalho, para que desempenhe sua função com melhor qualidade”, finaliza a presidente.

Certificação no município Jaú

A presidente do Sistema Faet/ Senar, participou também da Certificação de Alunos do Senar no município de Jau do Tocantins, onde foram certificados alunos dos Cursos de:

Inseminação Artificial, Derivados do Leite e Proteção de Nascente.

O evento aconteceu em parceria com a Prefeitura e o Sindicato Rural do município.

Kátia Abreu, destacou que a conclusão desses cursos é de suma importância, não só para o conhecimento adquirido, mas para complementar a renda da família. "Eu fico muito entusiasmada com a realização desses cursos, por que sei que nós do Senar, estamos oferecendo uma oportunidade de vocês aumentarem a renda de suas famílias", disse.

A capacitação está sendo realizada, através de uma parceria com o Sindicato Rural de Jaú, e tem como objetivo principal, atender a demanda dos participantes com informação e assistência técnica qualificada para a gestão das atividades desenvolvidas no campo, bem como complementar a renda das famílias daquela região.

Paranã

Em Paranã foram certificados 115 alunos no município, nas comunidades Campo Alegre e Bom Jesus da Palma.

Os cursos concluídos foram: Trabalhador na Recuperação de Pastagem, NR 31 (Trabalhador na Segurança do Trabalho) e Trabalhador no Manejo de Frango de Corte. O principal objetivo da realização dos cursos do Senar é garantir não só a aprendizagem e segurança, mas também complementar a renda das famílias.

A presidente Kátia Abreu, destacou que são inúmeros os riscos de acidentes no campo, por isso trabalhar com segurança é fundamental.  “O curso Trabalhador na Segurança do Trabalho, por exemplo, apresenta as medidas de segurança necessárias que devem ser praticadas por cada trabalhador rural, assim como todos os requisitos básicos  para proporcionar boas condições de trabalho”, disse a senadora.