Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Lauane dos Santos

A manhã desta última segunda-feira, 29, foi marcada pelo enlace matrimonial de J.D.P.S e o reeducando A.P.C.G, da Unidade de Tratamento Penal Barra da Grota (UTPBG), em Araguaína, juntos há um ano, o casal decidiu oficializar a união. O casamento foi promovido pela Instituição Missionária Resgate Sem Fronteiras, em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) com direito a decoração, bolo e pétalas de rosas.

Os noivos disseram “sim” um para outro e trocaram as alianças perante o pastor Sebastião Rita Ferreira de Melo, que os abençoou na presença da família, amigos e servidores da unidade que ajudaram para que o sonho dos dois se tornasse realidade logo no início deste ano. Até as duas filhas do reeducando A.P.C.G, que não o viam há mais de dez anos foram à cerimônia compartilhar essa alegria com o casal e foram recebidas pelo pai com emoção.

Para o diretor de Políticas e Projetos em Educação para o Sistema Prisional, Valcelir Borges, o Governo do Estado tem dado ainda mais condições para que os reeducandos possam realizar sonhos e serem reintegrados na sociedade. “Para dar as condições necessárias que os reeducandos possam ter seus direitos básicos garantidos, como o de constituir uma família, temos a ajuda das instituições missionárias que estão conosco no dia-a-dia do ambiente prisional. Realizar um casamento dentro de uma unidade mostra como o Sistema Prisional tocantinense é humanizado e ajuda as pessoas a saírem melhores do que entraram”, frisou o diretor.

O presidente da instituição Cícero Gomes esteve na cerimônia, juntamente com a vice-presidente Valbenes Guimarães. Destacando, a vice-presidente disse que “A recompensa pela difícil missão é a felicidade dos noivos e a certeza de que é mais uma família constituída pela benção de Deus e que viverá para o bem".

O chefe da UTPBG, Paulo dos Santos, também presenciou o matrimônio, com a alegria de estar ajudando mais um reeducando a se reintegrar na sociedade e transformar sua vida. “Todos nós que trabalhamos aqui diariamente não temos somente o compromisso de garantir a segurança, mas também de reinserir os presos na sociedade, de modo a mudarem de vida. E estamos aqui para isso, com a ajuda também das organizações religiosas que auxiliam muito e da própria comunidade”, concluiu.

O casamento aconteceu no auditório da unidade, às 10 horas da manhã, e contou com cerimônia oficial e recepção dos convidados.