Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Ademir dos Anjos Comandante geral da PM, coronel Edvan de Jesus Silva Comandante geral da PM, coronel Edvan de Jesus Silva

Com a presença do governador do Estado, Marcelo de Carvalho Miranda e do comandante Geral da Polícia Militar, Edvan de Jesus Silva, foi realizada a solenidade de Passagem de Comando do 8º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Tocantins (PMTO), em Paraíso do Tocantins, na tarde desta sexta-feira, 16. Assumiu o comando do Batalhão Serra do Estrondo, o major Abner Alves Martins.

Durante o evento, a Polícia Militar lançou a quinta unidade do Colégio da Polícia Militar e recebeu duas novas viaturas do Governo do Estado, que farão parte da frota das cidades de Paraíso e Divinópolis. “Presenciar essas crianças que há pouco tempo iniciaram suas atividades no novo Colégio da Polícia Militar nos enche de orgulho”, relatou o comandante geral, coronel Edvan de Jesus Silva. 

Para o governador Marcelo Miranda as ações atendem aos anseios da comunidade paraisense. Segundo Miranda, este é mais um investimento para garantir a educação de cidadãos do futuro.

Novo Comandante

O major Abner Martins assumiu oficialmente o comando da unidade, garantindo que se empenhará para manter o trabalho em prol da comunidade. “Nós já estamos à frente da unidade há 30 dias e já estamos desenvolvendo uma série de atividades e temos várias ações para desenvolver nos próximos meses, dentre elas a realização de alguns cursos e instruções em geral”, disse o comandante do 8º BPM.

Colégio Militar

O prédio onde foi instalado o Colégio da Polícia Militar funcionou como escola de tempo integral até o final do ano passado. O Centro de Ensino Médio Diaconízio Bezerra da Silva foi criado em janeiro de 2008 e recebeu esse nome em homenagem ao pai do atual diretor Regional de Ensino, Neivon Bezerra de Souza.

A unidade passa a sediar o CPM V Diaconízio Bezerra da Silva, com atendimento às séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A capacidade é para atender 921 alunos, distribuídos em 26 turmas. 

Perfil do novo comandante

Abner Alves Martins é natural de Araguaína/TO, filho de Alberto de Sousa Estrela e Agenora Alves Martins. Casado com Elisângela Ribeiro Martins com quem tem dois filhos: Daniel e Samuel. Ingressou na Polícia Militar do Estado do Tocantins no ano de 2001 e dentre as funções exercidas, destacam-se: comandante do 2º Pelotão do COE, em Araguaína; Subcomandante e Comandante da Companhia Independente de Operações Especiais - CIOE, em Palmas.

Como instrutor, destacam-se: Instrutor de Busca e Localização de Explosivos, ministrado na Força Nacional de Segurança Pública e na Polícia Militar do Estado do Pará; Instrutor e coordenador de Estágios de Ações Táticas Especiais da PMTO. 

O oficial é Bacharel em Segurança Pública pela Academia Policial Militar Tiradentes; Bacharel em Direito pelo Instituto de Ensino e Pesquisas Objetivo; atualmente cursa especialização em Gestão Pública pela Universidade Federal do Tocantins, ambas em Palmas.

Entre as formações técnico-profissionais, destacam-se: Curso de Ações Táticas Especiais e Curso de Ações Antibombas, feitos no GATE de Fortaleza - CE; Curso de Resgate de Reféns, feito em Porto Alegre - RS; Curso de Progressão em Ambientes de Alto Risco, feito no BOPE - RJ; Curso de Rastreio de Explosivos e Perícia Pós Explosão, feitos na Agência Federal de Combate a Drogas e Explosivos; Curso de Patrulha Rural, feito na PMTO.