Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Comad de Guaraí auxiliará no desenvolvimento de ações de prevenção, tratamento e reinserção social

Comad de Guaraí auxiliará no desenvolvimento de ações de prevenção, tratamento e reinserção social Foto: Divulgação Seciju

Foto: Divulgação Seciju Comad de Guaraí auxiliará no desenvolvimento de ações de prevenção, tratamento e reinserção social Comad de Guaraí auxiliará no desenvolvimento de ações de prevenção, tratamento e reinserção social

A Superintendência de Políticas Sobre Drogas, ligada a Secretaria de Cidadania e Justiça (Seciju), participou na manhã desta última terça-feira, 20, da posse do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) de Guaraí. A decisão pela reativação do conselho foi deliberada após reunião de Colegiado organizada pela Seciju juntamente com a Secretaria de Juventude e Esporte do município de Guaraí.

A solenidade de posse do Comad ocorreu às 9h30, no Fórum de Guaraí e contou com a participação do Superintendente de Ações sobre Drogas, José Américo Júnior, também vice-presidente do Conselho Estadual Sobre Drogas.  O conselho foi empossado pela prefeita de Guaraí, Lires Ferneda, que manifestou apoio do munícipio para receber uma unidade do Núcleo Acolher.

O superintendente destacou a importância de retornar as atividades de acompanhamento desenvolvidas pelos Comad nos municípios tocantinenses. "Hoje vivemos aqui um momento importante para política de drogas em Guaraí, pois é uma das cidades com maior número de apreensões de drogas, onde o Conselho pode ajudar muito com atividades de prevenção, tratamento e reinserção social”, pontuou José Américo Júnior.

Para o Secretário da Seciju, Glauber de Oliveira, as parcerias entre estado e município são fundamentais para fortalecer as ações e o desenvolvimento de políticas que contemplem o município e seus moradores. “Guaraí é uma das cidades mais populosas do nosso estado, próxima a grandes rodovias como a Belém-Brasília, e que já apresenta elevados números de apreensão e consumo de drogas, então essa Comad tem muito a contribuir para a população municipal, articulando-se aos eixos da Política Estadual e Nacional Sobre Drogas”, destacou.

Na ocasião, o superintendente José Américo Júnior, também apresentou os avanços alcançados nos últimos três anos na Política Sobre Drogas no Tocantins, com apresentação dos dados alcançados pela pesquisa domiciliar e institucional sobre o uso de álcool e outras drogas no estado, financiada pela Seciju. Também foi apresentado o panorama atual da Política Nacional sobre Drogas e os quatro eixos que a baseiam: repressão, prevenção, tratamento, reinserção social.