Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Alunos do Centro de Ensino Médio Gurupi foram destaques na Mostra de Foguetes, em 2017

Alunos do Centro de Ensino Médio Gurupi foram destaques na Mostra de Foguetes, em 2017 Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira Alunos do Centro de Ensino Médio Gurupi foram destaques na Mostra de Foguetes, em 2017 Alunos do Centro de Ensino Médio Gurupi foram destaques na Mostra de Foguetes, em 2017

Estão abertas as inscrições para a 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e para a 12ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). As inscrições podem ser feitas no site www.oba.org.br no link ‘Cadastro das Escolas’.

 As instituições de ensino que vão participar pela primeira vez das olimpíadas têm até domingo, 18 de março, e para as escolas que já estão cadastradas, é necessário apenas que atualize nome dos alunos participantes, do professor e do diretor, e-mails e telefones da unidade escolar.

Poderão participar todos os estudantes dos níveis fundamental e médio de escolas públicas e privadas. Este ano, a OBA será realizada no dia 18 de maio, no horário escolhido pela unidade escolar, e será aplicada em quatro níveis conforme a série dos alunos. Também no dia 18 de maio, os alunos deverão fazer o lançamento dos foguetes.

Premiação

Os alunos serão premiados com medalhas, certificados e brindes. A Comissão Organizadora  selecionará 60 alunos que obtiveram melhor desempenho na olimpíada para participarem da Jornada Espacial e os estudantes que apresentarem melhores resultados e desempenho na olimpíada serão convidados para participarem de olimpíadas internacionais. A OBA é realizada em 13 mil escolas e serão distribuídas 50 mil medalhas.

Para os participantes da Mostra de Foguetes serão distribuídos 70 troféus de campeões, 70 de vice-campeões e 60 troféus de menção honrosa. Também serão selecionadas 200 equipes (professores e alunos) para participarem da Jornada de Foguetes.

Números

O professor João Batista Garcia Canalle, astrônomo da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e coordenador geral da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, informou que este ano, a Comissão Organizadora espera uma participação de 800 mil alunos inscritos na Olimpíada de Astronomia e 100 mil alunos inscritos na Mostra de Foguetes.