Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Fortalecimento da agricultura familiar será um dos focos do encontro das empresas publicas de assistência técnica e extensão rural

Fortalecimento da agricultura familiar será um dos focos do encontro das empresas publicas de assistência técnica e extensão rural Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Fortalecimento da agricultura familiar será um dos focos do encontro das empresas publicas de assistência técnica e extensão rural Fortalecimento da agricultura familiar será um dos focos do encontro das empresas publicas de assistência técnica e extensão rural

Com o objetivo de planejar, monitorar e avaliar os indicadores das ações de assistência técnica e extensão rural desenvolvidas em todo país, representantes de 27 empresas públicas se reunirão, em Palmas, nos dias 20 e 21 de março. O evento está sendo organizado pela Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), e acontecerá no Hotel 10, a partir das 8 horas.

O encontro faz parte da programação da 54ª Assembleia Geral Ordinária da Asbraer, que, pela primeira vez, acontecerá no Tocantins. A pauta do evento traz discussões importantes para o setor como políticas públicas voltadas para a agricultura familiar, contratos de serviços, sistema de monitoramento de assistência técnica e extensão rural, atendimento ao médio produtor e mobilidade social, além de assuntos técnicos e administrativos da entidade.

O presidente do Ruraltins, Pedro Dias, destacou que a realização da Assembleia, em Palmas, reflete o bom momento vivido pela agricultura familiar tocantinense, que tem seu potencial reconhecido em nível nacional.

“As assembleias são fóruns legítimos para discutir tudo que é de interesse da extensão rural das entidades publicas de Ater e claro da agricultura familiar, razão de ser de toda essa movimentação e união das entidades em torno do fortalecimento das políticas públicas voltadas ao setor. Na oportunidade, discutimos uma pauta especifica para o ano, bem como as políticas em longo prazo. Neste encontro, por exemplo, vamos formular um documento que será entregue a todos os candidatos a presidência da república, nas eleições deste ano, onde apontaremos medidas e caminhos a serem seguidos, que mostram soluções aos problemas e gargalos para melhorar a vida dos agricultores familiares”, pontuou o presidente.

Pedro Dias destacou ainda que a assembleia é um evento de grande relevância, sendo muito mais técnico do que político. “A assembleia tem o papel de municiar os governantes tanto em nível nacional, de estado e município sobre as políticas publicas de Ater, por isso a consideramos de muita importância. O Tocantins está sendo privilegiado, em receber os dirigentes das empresas públicas de extensão rural, justamente porque temos um contingente expressivo de agricultores familiares. São mais de 52 mil estabelecimentos reconhecidos pelo IBGE, e isso não é pouco para um estado jovem como o nosso. Essa realidade mostra a aptidão desse segmento no nosso estado, demonstrando também o quanto temos que fazer e construir para melhorar a vida do agricultor familiar no Tocantins”, finalizou.

A abertura oficial da 54ª Assembleia Geral Ordinária da Asbraer acontecerá no dia 20 de março, às 20 horas, no Hotel 10.

Asbraer

A Asbraer é uma organização de representação política das entidades públicas estaduais de assistência técnica e extensão rural. Fundada em 1990, a Asbraer busca o fortalecimento e a ampliação da assistência técnica e extensão rural no país. Para isso, atua com os órgãos do poder executivo federal, Câmara dos Deputados Federais e Senado.